ESECS - Mestrado em Ciências da Educação - Gestão Escolar
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Browsing ESECS - Mestrado em Ciências da Educação - Gestão Escolar by Author "Alfredo, Solange Maria Costa"
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- A Avaliação do Desempenho dos Docentes perspetivada por professores das Escolas associadas do CFAECAN, avaliados nas componentes interna e externa.Publication . Alfredo, Solange Maria Costa; Sousa, Marlene Filipa da Natividade eA Avaliação do Desempenho Docente é um tema que gera sentimentos de injustiça e conflitos entre professores, que necessitam de ver o seu trabalho reconhecido e traduzido numa menção qualitativa para poderem progredir na carreira docente. O atual modelo da Avaliação do Desempenho Docente, em vigor nas nossas escolas desde 2012, aplica-se aos docentes integrados na carreira, aos docentes em período de probatório e aos docentes em regime de contrato das Escolas ou Agrupamentos de Escolas Públicas de Portugal Continental. A Avaliação do Desempenho Docente pode, em determinadas circunstâncias, apresentar duas componentes, externa e interna. A primeira tem como referência os parâmetros estabelecidos a nível nacional e a segunda tem como referência os parâmetros aprovados pelo Conselho Pedagógico. A avaliação interna decorre apenas na Escola e a externa envolve o Centro de Formação de Associações de Escolas. O presente relatório desenvolve um estudo sobre as perceções dos docentes, das Escolas ou Agrupamentos de Escolas associadas do Centro de Formação de Associações de Escolas dos concelhos de Alcobaça e Nazaré, avaliados nas duas componentes, sobre o atual modelo de Avaliação do Desempenho Docente. O estudo foi quantitativo e os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário. No tratamento de dados procedeu-se à análise estatística no sentido de concretizar o definido na pergunta de partida e nos objetivos do estudo. Os resultados evidenciam que, segundo a perceção dos professores respondentes, a Avaliação deve ser feita pelos pares posicionados num escalão da carreira superior e com experiência em supervisão pedagógica. Os inquiridos concordam com a observação de aulas, valorizam a existência momentos de avaliação formativa e consideram que o atual modelo não contribui para o desenvolvimento profissional.