ESECS - Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC by Author "Bastos, Carla Alexandra Fonseca Campos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Impacto da Literacia Digital dos Professores na Promoção da Resolução de Problemas Matemáticos durante o Ensino Remoto de EmergênciaPublication . Bastos, Carla Alexandra Fonseca Campos; Santos, Filipe Alexandre da Silva; Oliveira, Ana Margarida Fernandes deA pandemia CoViD-19 impôs a primeira implementação em massa do ensino à distância, forçando as escolas a substituírem o ensino presencial pelo ensino remoto. Professores e alunos tiveram de adaptar-se a uma nova realidade, até ao momento, nunca vivenciada, a que se deu o nome de “Ensino Remoto de Emergência”. Esta prática de ensino à distância, de acordo com diferentes autores, contribuiu para acentuar vários tipos de desigualdades na educação. Esses desequilíbrios protagonizaram-se a vários níveis: tecnológico, pedagógico e social. Este estudo pretendeu analisar os níveis de proficiência digital dos professores, para colocar em andamento um conjunto novo de desafios, desde a reorganização do processo ensino/aprendizagem à utilização/domínio de ferramentas e plataformas digitais e, particularmente a promoção da resolução de problemas matemáticos com os alunos do 2.º ano de escolaridade. A investigação seguiu uma metodologia de cariz qualitativo, operacionalizada aos professores do 1.º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, em S. João da Madeira. Os resultados demonstram que os professores inquiridos acreditam ter um nível razoável de proficiência digital e que lidaram bem com os novos desafios tecnológicos, pedagógicos e sociais, alterando as suas práticas de ensinos, promovendo regularmente a resolução de problemas matemáticos com recurso às diferentes estratégias. A promoção da resolução de problemas matemáticos no ERE não parece ter sido afetada em função de uma maior ou menor literacia digital dos docentes, contudo e, apesar disso, a capacidade dos alunos em resolver problemas durante o ERE diminuiu.