ESTG - Mestrado em Gestão
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Browsing ESTG - Mestrado em Gestão by advisor "Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro Fernandes"
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- Impacto da Standardização vs. Adaptação do Marketing-Mix na Performance das Empresas ExportadorasPublication . Fidalgo, Mariana Correia; Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro FernandesNum mundo cada vez mais globalizado, ocorrem grandes transformações no ambiente competitivo internacional que provocam mudanças no mercado. As empresas enfrentam situações cada vez mais desafiantes no que toca aos produtos e serviços, visto que a oferta para estes é cada vez maior, tanto interna como externamente. Para fazer face aos consumidores cada vez mais informados e exigentes, as empresas exploram os paradigmas da internacionalização para se conseguirem manter competitivas face aos seus concorrentes. A internacionalização tendo também um papel preponderante no que diz respeito ao desenvolvimento económico do país, traz ainda maiores retornos de sustentabilidade para as empresas. Para facilitar este acesso aos mercados internacionais as empresas têm de ter presente um pensamento estratégico permanente e dotarem-se de ferramentas de gestão que auxiliem o modo de operar tanto no mercado nacional, como no internacional As estratégias de marketing são uma aposta de extrema importância neste sentido, uma vez que auxiliam a empresa a contornar as adversidades, bem como a equacionar estratégias bem definidas para a prossecução dos objetivos estabelecidos, levando a empresa evoluir no mercado, e ainda a obter uma notoriedade mais globalizada. O principal objetivo desta dissertação consiste em perceber de que forma é que a escolha da estratégia de marketing-mix, seja em termos de standardização ou de adaptação de cada um dos seus componentes – produto, preço, distribuição e comunicação – interfere na performance das empresas quando estas exportam os seus produtos ou serviços, tendo também em consideração a envolvente do mercado de origem e de destino. Para o efeito, é utilizada uma metodologia baseada na abordagem quantitativa, com recurso a um inquérito online dirigido a empresas exportadoras. Com base no estudo de uma amostra de 44 empresas, concluiu-se que a performance das empresas exportadoras é superior quando se assiste a uma adaptação dos componentes do marketing-mix, nomeadamente do produto, do preço e da distribuição.
- O impacto dos influenciadores digitais no processo de tomada de decisão de compraPublication . Frias, Joana Mélissa Lopes; Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro FernandesEsta dissertação aborda o papel significativo que os influenciadores digitais têm no processo de tomada de decisão de compra. Para alcançar esse objetivo, a dissertação analisa diversos fatores que afetam a relação entre os consumidores e os influenciadores digitais, fornecendo uma visão abrangente das dinâmicas envolvidas nesse contexto. De forma a compreender e determinar melhor o impacto exercido pelos influenciadores digitais nos seus seguidores, no presente estudo é investigado o efeito da opinion leadership dos influenciadores, do seu número de seguidores e do fear of missing out, na electronic word-of-mouth, e a intenção de compra. A recolha de dados da presente investigação foi feita com base num questionário que obteve 251 respostas. Os resultados demonstram que os influenciadores digitais exercem um impacto significativo no processo de tomada de decisão de compra dos seus seguidores, sobretudo devido ao efeito das variáveis fear of missing out e opinion leadership. Adicionalmente, a variável electronic word-of-mouth evidencia também um grande impacto na intenção de compra. Por último, o efeito do variável número de seguidores nas variáveis fear of missing out e opinion leadership não foi estatisticamente suportado. No entanto, poderá ser um efeito que poderá continuar a ser alvo de investigação em estudos futuros.