ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística
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Browsing ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística by advisor "Bento, Carla Isabel Santos de Sousa"
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- Turismo natureza na ilha de São ToméPublication . Cravid, Agnísio Aimberê Lopes; Bento, Carla Isabel Santos de Sousa; Almeida, Paulo Jorge SantosDesde que surgiu, o turismo tem sido uma atividade de grande relevância económica para diversos países, e São Tomé não está alheio a este fenómeno. No arquipélago, o turismo temse assumido como uma atividade de grande importância. O sector representa 14,8% do PIB, facto que levou o atual executivo a eleger esta atividade como um dos setores prioritários. No país prevalece a atividade de sol & mar. Contudo, o extenso e diversificado ambiente natural proporciona um grande atrativo para São Tomé. Ao contrário do turismo de massa, as atividades alternativas têm sido um sector de grande evidência no país, facto notório que me levou a apostar nesta atividade como sector promotor do turismo no país. A crescente procura pelos novos espaços seguros, capazes estabelecer um bom distanciamento social, tem estimulado os sectores alternativos ao invés das atividades de massa, como o turismo de natureza por exemplo. São Tomé é um destino de natureza excecional, capaz de despertar interesse até nos menos aficionados pela atividade ao ar livre, mas nem todo o território é composto pelo espaço verde, razão que nos levou a estruturar um modelo onde apresentamos as principais regiões estratégicas de turismo, entre eles o de natureza. O destino apresenta-nos duas realidades: o sol & mar uma atividade construída em torno das lindas praias derivada da localização e composição do território, mas São Tomé conta com outro produto autêntico, a natureza, herança do passado colonial, produtos que combinam entre natureza e arquitetura do passado, espaço criador de crenças e perfeito para o turismo rural. Este projeto demonstra a necessidade de mudança do paradigma de turismo são-tomense, a necessidade de apostar numa atividade sustentável mais amiga do ambiente. Neste contexto, este projeto envolve um suporte de investigação assente na busca do papel das organizações na divulgação do destino turístico São Tomé. Partindo desta premissa, a investigação foi suportada por uma entrevista por questionário a intervenientes públicos e privados, com o objetivo de perceber o feito do executivo são-tomense em conformidade com os privados no que está a ser feito com vista à promoção do país.