ESECS - Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário
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Browsing ESECS - Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário by advisor "Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro Bravo"
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- Mediação Socioeducativa e Intercultural: Desafios e Práticas em Contexto EscolarPublication . Gomes, Arlete Maria Correia; Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro BravoNa sociedade atual, marcada pela riqueza da diversidade cultural, a mediação desempenha um papel importante, não apenas como uma ferramenta de apoio à resolução de conflitos, mas também como função preventiva e transformativa. Neste sentido, as instituições educativas ganham especial importância, pois refletem a complexidade social e incluem uma capacidade transformadora. Assim, se a Mediação Socioeducativa e Intercultural é essencial para a sociedade em geral, também se torna indispensável no contexto educativo. A escola enquanto organização educativa é considerada um local privilegiado de aprendizagem social, assumindo cada vez mais um papel central na transformação dos indivíduos e dos contextos, na prevenção da violência e de comportamentos menos assertivos, através do desenvolvimento de práticas de mediação que promovam o diálogo e fortaleçam os laços entre os membros da comunidade educativa. Este projeto de investigação-ação, intitulado “Mediação Socioeducativa e Intercultural: Desafios e Práticas no Contexto Escolar”, visou compreender e refletir sobre as perceções da comunidade educativa sobre a importância da Mediação Socioeducativa e Intercultural em contexto escolar, com vista à co-construção de um Gabinete de Mediação Socioeducativa e Intercultural, no sentido do desenvolvimento comunitário. É de extrema importância explorar a forma pela qual a mediação poderá desempenhar um papel fundamental na promoção do sucesso e inclusão escolar, bem como contribuir para a convivência pacífica e o bem-estar de toda a comunidade. A metodologia utilizada foi a investigação-ação no sentido de construirmos em e na comunidade um gabinete de mediação que fosse ao encontro das necessidades e fragilidades do Agrupamento de Escolas, no sentido da valorização da multiculturalidade e da promoção do diálogo intercultural.
