ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor by advisor "Dias, Maria Isabel Pinto Simões"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Hábitos e Rotinas na Perturbação da Hiperatividade/ Défice de AtençãoPublication . Alves, Dina Bela de Jesus Dias; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesO presente trabalho surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo- motor (IPL/ESECS) e visa estudar a importância dos hábitos e das rotinas para as crianças com Perturbação da Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA). Seguindo a lógica de uma revisão sistemática de literatura, recorreu-se à pesquisa e análise de estudos realizados com crianças com PHDA, com idades entre os 6 e os 16 anos, publicados na B-On, entre 2016 e 2021, de acesso livre e em três línguas (português de Portugal, português do Brasil, espanhol e inglês). Após o processo previsto pelo fluxograma PRISMA (Galvão, Pansani & Harrad, 2015), 1269 artigos foram identificados e, destes, 3 preencheram os critérios de inclusão no estudo. Dois avaliadores analisaram a qualidade dos artigos seguindo a proposta de Apóstolo (2017). A análise descritiva dos resultados mostrou que i) crianças com PHDA que vivem em contextos familiares com rotinas regulares, experienciarão menos ansiedade e terão um comportamento mais adaptativo do que crianças que vivem em famílias com rotinas irregulares; ii) os padrões e os hábitos podem ser associados ao agravamento ou à atenuação dos sintomas das crianças com PHDA e iii) as crianças com PHDA têm hábitos de vida diferentes dos das crianças com desenvolvimento típico (por exemplo, precisam de mais tempo para estudar e dormem menos horas por noite). Estas evidências reforçam a ideia de que intervenções implementadas nas rotinas das crianças poderão ser muito promissoras na resolução de problemas académicos e comportamentais relacionados com a PHDA. Face a estes resultados, considera-se que o estudo dos hábitos e das rotinas na PHDA será uma auspiciosa área de investigação no âmbito da Educação Inclusiva.
- Materiais manipuláveis e aprendizagem matemática no âmbito da educação especialPublication . Pinto, Elsa Sofia Gaspar; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaEste trabalho surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial: domínio cognitivo-motor e visa estudar o uso dos materiais manipuláveis na aprendizagem da Matemática de crianças com Necessidades Educativas (NE). Seguindo os princípios metodológicos de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e as orientações PRISMA Statement, recorreu-se à B-on, ao RCAAP e à SciELO, para investigar publicações divulgadas entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020, em inglês, português e espanhol. Consideraram-se como critérios de inclusão: i) a natureza dos artigos (projetos de intervenção pedagógica/ ações na escola que envolvessem a operacionalização dos materiais manipuláveis na disciplina de Matemática junto de crianças do 1.º CEB); ii) estudos focados em melhorar o desempenho dos alunos, de índole quantitativa ou qualitativa; iii) estudos com peer-reviewed, de acesso gratuito e iv) estudos publicados nos últimos 3 anos, redigidos em Português (Portugal e Brasil), Inglês e Espanhol. Dos 611 artigos encontrados, selecionaram-se e analisaram-se os 3 que cumpriam todos os critérios. Os resultados revelaram estudos quasi-experimentais e o recurso a uma intervenção matemática do tipo Concreto-Representacional-Abstrato (CRA) com alunos matriculados no ensino básico (3.º e 4.º anos) e incluídos numa estrutura de prevenção de fracasso à disciplina. A análise dos resultados permite-nos inferir que os alunos com NE terão beneficiado das intervenções com recurso à CRA e a materiais manipuláveis na exploração dos conteúdos matemáticos em estudo. Contudo, estes resultados ficam longe das mais atuais e inovadoras práticas pedagógicas, no âmbito da educação matemática e da educação inclusiva. Esta evidência leva-nos a refletir sobre a importância de adequar práticas educativas inclusivas concordantes com o defendido pela comunidade científica: valorizar o aluno em contexto natural/educativo e promover o desenvolvimento de competências matemáticas recorrendo a práticas e ações multifatoriais de todos os intervenientes. Mais estudos são necessários para discutir o potencial educativo dos materiais manipuláveis nas crianças com NE alicerçados numa perspetiva de multiculturalidade e diversidade educativa.
- Prática profissional do Assistente Social no contexto da Incapacidade IntelectualPublication . Pereira, Anabela Maria Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesO presente trabalho de investigação designado “Prática Profissional do Assistente Social no contexto da Incapacidade Intelectual” tem como objetivo conhecer os procedimentos de intervenção dos Assistentes Sociais no âmbito da Incapacidade Intelectual. Realizado um aprofundamento teórico e conceptual sobre a Incapacidade Intelectual, sobre a resposta social para a Incapacidade Intelectual (Centro de Atividades Ocupacionais e Lar Residencial) sobre a prática do Assistente Social no âmbito da Incapacidade Intelectual. Encetámos uma pesquisa qualitativa do tipo descritivo que se socorreu da entrevista estruturada para recolher dados junto de três Assistentes Sociais de duas instituições da zona centro do país no ano lectivo de 2014/2015. A análise de conteúdo aos dados levantados permite-nos concluir que o Serviço Social é uma profissão de intervenção, onde o Assistente Social desempenha as funções de mediador de facilitador de capacitador entre as famílias e os clientes, aconselhando-os e possibilitando-lhe o diálogo a outros serviços. Os dados revelaram, ainda, que o Assistente Social desenvolve o seu trabalho com a família, com os clientes, com a equipa técnica e ainda com a comunidade, corroborando os resultados dos estudos de Carvalho (2013), Silva (2012) e Gomes (2010). Considerando a pertinência do trabalho do Assistente Social no contexto da Incapacidade Intelectual e a escassez de estudos nacionais sobre esta temática, este trabalho assume-se como o primeiro contributo científico facilitador da construção de um olhar crítico e reflexivo para futuros debates.
- A sala de aula invertida (Flipped Classroom) na promoção da diferenciação pedagógica: uma experiência no 7.º ano de escolaridadePublication . Madruga, Matilde Lomba Malta; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesEste trabalho surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor e está organizado em três capítulos. No capítulo I – Enquadramento teórico, apresenta-se a evolução histórica da expressão Diferenciação Pedagógica e exemplos pedagógicos de democratização do ensino a nível internacional e nacional. Seguidamente, dá a conhecer o trabalho cooperativo e explana o conceito de Flipped Classroom inserido nos contextos escolares habituais (ensino superior). Por fim, revela exemplos de práticas de utilização das Tecnologias de Informação e de Comunicação no ensino das Línguas Estrangeiras mostrando as ferramentas mais usuais ou mais comuns. O capítulo II – Estudo empírico, apresenta o projeto desenvolvido numa turma de 31 alunos, do 7.º ano que se encontrava em iniciação à Língua Estrangeira II – Francês. Procurando experimentar o sistema Flipped Classroom numa unidade temática do programa da disciplina, no 2.º período do ano letivo 2015/2016. Neste capítulo apresenta-se a metodologia adotada. Optando-se pelo estudo de caso, explorou-se o fenómeno, limitado no tempo e na ação. Segundo o paradigma do professor investigador, o investigador encontrou-se no campo de trabalho, observou e emitiu os seus juízos de valor, interpretando os dados observáveis e recolhidos. No capítulo III – Apresentação e discussão de resultados, passa-se à descrição exaustiva da experiência de sala de aula invertida, na turma de 7.º ano visada e à apresentação e discussão dos dados recolhidos. Através destes dados, a investigadora construiu conhecimento que poderá beneficiar educadores/professores no exercício das suas práticas, mostrando, com este caso único, experimentações que poderão inspirá-los noutros contextos educativos/escolares com outros públicos específicos. Este estudo intensivo de um caso contém generalizações com aplicabilidade a situações escolares contemporâneas de larga abrangência.