ESECS - Mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESECS - Mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social por orientador "Pocinho, Ricardo Filipe da Silva"
A mostrar 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de ordenação
- A fragilidade sentida pelos participantes da RUSCHaPublication . Guedes, Beatriz Alexandra Fonseca; Pocinho, Ricardo Filipe da SilvaO envelhecimento populacional constitui um dos maiores desafios sociais da atualidade, frequentemente associado ao risco de isolamento social e diminuição da qualidade de vida. Neste contexto, surgem medidas de intervenção que visam promover a inclusão e o bem-estar, como é o caso das Universidades seniores, que desempenham um papel central na promoção da socialização e da participação ativa dos mais velhos. Os municípios assumem, neste âmbito, uma responsabilidade acrescida na criação de condições de igualdade de acesso a este tipo de iniciativas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia da interação proporcionada pela Rede de Universidades Seniores do Concelho da Chamusca (RUSCha) na percepção de fragilidade entre os participantes. Para a concretização dos objetivos, foi desenvolvido um estudo de natureza quantitativa, envolvendo uma amostra de 63 participantes. A recolha de dados foi realizada através de um questionário dividido em duas secções: a primeira destinada à caracterização sociodemográfica dos inquiridos e a segunda correspondente à aplicação da Escala de Fragilidade de Tilburg (TFI, Gobbens et al., 2010; Coelho et al., 2015). Foi igualmente garantido o carácter confidencial de todas as respostas fornecidas pelos participantes. Os resultados revelaram que a amostra se situa ligeiramente abaixo do ponto de corte estabelecido para a população portuguesa (8 pontos), sugerindo que, em média, os participantes não se encontravam no limiar de fragilidade. Contudo, verificou-se heterogeneidade nos dados, evidenciando a existência de subgrupos em maior risco de fragilidade.
- A Comunicação Interna e a sua Relação no Comprometimento dos ColaboradoresPublication . Marques, Ana Sofia Fonseca da Silva; Pocinho, Ricardo Filipe da Silva; Gordo, Sara Maria de OliveiraA comunicação nas organizações sociais é um elemento-chave para garantir a coesão interna, o sucesso nas suas iniciativas e o impacto positivo na sociedade. Esta investigação teve como objetivo estudar a comunicação interna e a sua relação no comprometimento dos colaboradores através do estudo de caso da Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere. Pretende-se desta forma fornecer ferramentas importantes e recomendações práticas para melhorar a comunicação interna e o comprometimento dos seus colaboradores. Para a realização deste estudo, foram recolhidos dados sobre as ferramentas de comunicação interna existentes na instituição. Paralelamente foi utilizado, um questionário estruturado, com recurso a duas escalas validadas, distribuído em formulário online via Microsoft Forms, respondido pelos trabalhadores de todos os setores da instituição de forma anónima, onde foram recolhidos dados e posteriormente feita uma análise estatística com o objetivo de auditar o estado da comunicação interna da instituição. Os resultados e conclusões deste estudo identificam que existem algumas debilidades na comunicação interna da organização em estudo, que afetam o comprometimento dos trabalhadores. O estudo incidiu sobre diferentes fluxos de comunicação, ascendente, descendente e horizontal e em três domínios, comunicação líder imediato, comunicação afetiva e comunicação engajadora, estabelecendo relações com os três setores da instituição, setor da infância, setor da terceira idade e setor de serviços comuns. Foram usadas técnicas de recolha de dados e posteriormente analisados os resultados qualitativos e quantitativos. A realização desta investigação proporcionou a aquisição de competência académicas, profissionais, mas sobretudo pessoais que levarei para a vida.
- Estudo da relação entre a avaliação de desempenho profissional e comprometimento pessoal nas organizações sociaisPublication . Roque, Juliana Batista; Pocinho, Ricardo Filipe da Silva; Silva, Sílvia Clara LauridoO presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre a Avaliação de Desempenho profissional e o comprometimento pessoal nas Organizações de Intervenção Social. Esta Investigação surge da necessidade e interesse em compreender de que forma o Sistema de Avaliação de Desempenho (SAD) influencia o funcionamento da Instituição e o comprometimento dos seus colaboradores. A Dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social e teve como base a recolha de dados junto de Organizações de Intervenção Social a nível Nacional. Para a concretização do presente estudo, foi elaborado um enquadramento teórico, delineada uma metodologia e realizada uma análise e interpretação dos dados que foram recolhidos. A Investigação adotou uma abordagem quantitativa, tendo sido aplicado um questionário estruturado, elaborado com base nos objetivos da Investigação e disponibilizado em formato digital, utilizando a plataforma Google Forms. A recolha de dados decorreu no período compreendido entre janeiro e março de 2025. Os resultados obtidos evidenciam uma correlação positiva entre a implementação do Sistema de Avaliação de Desempenho e o comprometimento pessoal dos colaboradores nas Organizações Sociais onde atuam. Estes dados reforçam a importância da Avaliação de Desempenho como uma ferramenta estratégica que providencia o desenvolvimento organizacional. Esta ferramenta, não pretende apenas medir o desempenho mas também alinhar os resultados individuais e coletivos aos objetivos da Instituição. Os resultados que foram obtidos, poderão servir de base para um maior envolvimento e alinhamento estratégico entre colaboradores e Instituições.
- Estudo da Relação entre a Frequência da Universidade Sénior e a SolidãoPublication . Oliveira, Joana Filipa da Costa; Pocinho, Ricardo Filipe da SilvaO envelhecimento é considerado um dos temas mais atuais devido à diminuição da natalidade e ao aumento da esperança média de vida. Um dos problemas sociais que afeta os indivíduos de idade mais avançada é a solidão, associada a fatores como a depressão, o luto, o isolamento social, o abandono, entre outros, que afetam a qualidade de vida dos idosos, sobretudo nas suas atividades diárias. Assim, é necessário estimular o envolvimento social desta população, incentivar a participarem em novas atividades, redescobrir novos interesses e potencialidades, estarem em contacto com outras pessoas, partilhem experiências e estabelecer novas amizades, de forma a criar estratégias para ultrapassar os atuais obstáculos. Para além disso, é uma forma de prevenir sentimentos de solidão e o isolamento social e aumentar a qualidade de vida. Desta forma, o presente estudo pretende compreender se os alunos que frequentam a USFF sentem ou não solidão no seu dia a dia, e em que medida a frequência na USFF, especificamente nas atividades propostas pela mesma, ajuda a combater esse sentimento. No que respeita ao desenho do estudo, foi adotado um paradigma quantitativo cujo instrumento de recolha de dados foi um questionário dividido em 2 partes e a sua administração respeitou a seguinte ordem: Questionário Sociodemográfico; Escala de Solidão da UCLA (Neto, 1989). A amostra do estudo foi constituída por 86 sujeito, com recurso ao tratamento estatístico dos dados realizado através do programa SPSS. No decorrer da investigação, os participantes foram informados acerca da confidencialidade do estudo, bem como da participação voluntária do mesmo. Através da análise dos resultados, é percetível que a amostra é maioritariamente autónoma, e não apresenta sentimentos de solidão. Contudo, encontram-se diferenças estatisticamente significativas no que se refere à faixa etária dos participantes, no que concerne o tempo de frequência na USFF e motivo de ingresso nesta Universidade. Assim sendo, podemos afirmar que a Universidade Sénior pode ser um dos fatores que contribui para a inexistência de sentimentos de solidão por parte das pessoas que a frequentam.
- A IMPORTÂNCIA DAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE SOLIDARIEDADE SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO NO DISTRITO DE LEIRIAPublication . Lousada, Sónia Margarida Monteiro; Pocinho, Ricardo Filipe da SilvaA Economia Social apresenta-se na atualidade como um setor em crescimento nas sociedades mais desenvolvidas, como é o caso da Europa, sendo este setor característico de uma grande diversidade de Instituições no mercado, mas que atravessa algumas dificuldades devido ao facto de não ser previsto na legislação. Assim, perante estes factos e por forma a enaltecer a Economia Social, surge a necessidade urgente de dar a conhecer as suas potencialidades e contributos, uma vez que se assume de extrema importância tendo em consideração que garante o combate às adversidades e dificuldades atuais das populações. As Organizações de Economia Social em Portugal apresentam-se como empregadoras importantes e fornecedoras de serviços indispensáveis para a coesão social e o bem-estar das comunidades. Estas exercem um papel fulcral para o desenvolvimento comunitário, uma vez que ajudam na criação de receitas e de emprego. O tema escolhido para desenvolver em dissertação de mestrado enquadra-se no âmbito das Organizações de Economia Social, nomeadamente no que respeita às IPSS. As IPSS do distrito de Leiria têm como principais áreas de atuação, a terceira idade e a infância e dão resposta aos seus utentes recorrendo a entidades com as quais mantêm protocolos com autarquias e outras instituições locais. Este estudo tem como objetivo ir ao encontro das IPSS do distrito de Leiria procurando compreender o contributo das instituições da Economia Social no desenvolvimento comunitário. A presente investigação pretende então, realizar um estudo tendo por base a aplicação de um questionário às 350 instituições sociais do distrito. Aquando da análise das informações recolhidas através dos instrumentos aplicados, designadamente inquérito por questionário pretendeu-se, assim, através de um estudo de natureza quantitativo, perceber os contributos relevantes para a comunidade local das atividades desenvolvidas por parte das instituições, no entanto ainda não são suficientes para as necessidades. Conclui-se também que o voluntariado surge lado a lado com o emprego, promovendo a empregabilidade local e estabilidade laboral com extrema importância no funcionamento e dinâmica das IPSS do distrito.
- Qualidade de Vida no Trabalho: Burnout e Comprometimento nos Diretores Técnicos de Organizações de Intervenção SocialPublication . Inácio, Beatriz Isabel Brito; Pocinho, Ricardo Filipe da Silva; Silva, Sílvia Clara Laurido daAs organizações de intervenção social ocupam um lugar de extrema importância na sociedade atual, colmatando as mais diversas necessidades identificadas, em prol do bem-estar de toda a sociedade no geral. Para o correto funcionamento destas é fundamental existir uma equipa multidisciplinar capaz de fornecer resposta aos objetivos de cada organização, da qual os diretores técnicos fazem parte. Estes profissionais representam uma peça fundamental, uma vez que dedicam a sua intervenção à gestão e funcionamento da organização, permitindo que a mesma continue a fazer face às necessidades da sua população alvo. O presente estudo foi efetuado tendo por base o objetivo geral definido, através do qual se pretende avaliar a qualidade de vida no trabalho dos diretores técnicos de organizações de intervenção social, analisando de que forma fatores como o burnout e o comprometimento influenciam o seu bem-estar e a sua qualidade de vida no trabalho. A definição deste objetivo permitiu criar as linhas mestras para o desenvolvimento do estudo, tendo sido criados diversos objetivos específicos aos quais se considerou importante responder, que visam compreender a perceção dos diretores técnicos sobre a qualidade de vida no trabalho, analisando quais os fatores que contribuem para o desenvolvimento do burnout e as consequências que deste advêm, analisar o perfil sociodemográfico dos diretores técnicos e a sua relação com a qualidade de vida no trabalho, avaliar o nível de comprometimento, quais as consequências do mesmo e investigar qual o impacto que causa na qualidade de vida no trabalho. Considera-se ainda pertinente compreender de que forma o comprometimento exerce influência no desenvolvimento da síndrome de burnout, investigar a relação entre as variáveis burnout e comprometimento e compreender quais os fatores organizacionais que ninfluenciam o comprometimento dos diretores técnicos. Para a obtenção de resultados significativos e concisos o estudo em questão contou com uma amostra total de 228 participantes, adquirindo assim conhecimento sobre a qualidade de vida no trabalho dos diretores técnicos das organizações de intervenção social, tema este que se reveste de uma importância extrema, dada a relevância destes profissionais para o correto funcionamento e sustentabilidade de todas as organizações que são imprescindíveis na sociedade atual.
