ESECS - Mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social by advisor "Pocinho, Ricardo Filipe da Silva"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A Comunicação Interna e a sua Relação no Comprometimento dos ColaboradoresPublication . Marques, Ana Sofia Fonseca da Silva; Pocinho, Ricardo Filipe da Silva; Gordo, Sara Maria de OliveiraA comunicação nas organizações sociais é um elemento-chave para garantir a coesão interna, o sucesso nas suas iniciativas e o impacto positivo na sociedade. Esta investigação teve como objetivo estudar a comunicação interna e a sua relação no comprometimento dos colaboradores através do estudo de caso da Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Zêzere. Pretende-se desta forma fornecer ferramentas importantes e recomendações práticas para melhorar a comunicação interna e o comprometimento dos seus colaboradores. Para a realização deste estudo, foram recolhidos dados sobre as ferramentas de comunicação interna existentes na instituição. Paralelamente foi utilizado, um questionário estruturado, com recurso a duas escalas validadas, distribuído em formulário online via Microsoft Forms, respondido pelos trabalhadores de todos os setores da instituição de forma anónima, onde foram recolhidos dados e posteriormente feita uma análise estatística com o objetivo de auditar o estado da comunicação interna da instituição. Os resultados e conclusões deste estudo identificam que existem algumas debilidades na comunicação interna da organização em estudo, que afetam o comprometimento dos trabalhadores. O estudo incidiu sobre diferentes fluxos de comunicação, ascendente, descendente e horizontal e em três domínios, comunicação líder imediato, comunicação afetiva e comunicação engajadora, estabelecendo relações com os três setores da instituição, setor da infância, setor da terceira idade e setor de serviços comuns. Foram usadas técnicas de recolha de dados e posteriormente analisados os resultados qualitativos e quantitativos. A realização desta investigação proporcionou a aquisição de competência académicas, profissionais, mas sobretudo pessoais que levarei para a vida.
- Estudo da Relação entre a Frequência da Universidade Sénior e a SolidãoPublication . Oliveira, Joana Filipa da Costa; Pocinho, Ricardo Filipe da SilvaO envelhecimento é considerado um dos temas mais atuais devido à diminuição da natalidade e ao aumento da esperança média de vida. Um dos problemas sociais que afeta os indivíduos de idade mais avançada é a solidão, associada a fatores como a depressão, o luto, o isolamento social, o abandono, entre outros, que afetam a qualidade de vida dos idosos, sobretudo nas suas atividades diárias. Assim, é necessário estimular o envolvimento social desta população, incentivar a participarem em novas atividades, redescobrir novos interesses e potencialidades, estarem em contacto com outras pessoas, partilhem experiências e estabelecer novas amizades, de forma a criar estratégias para ultrapassar os atuais obstáculos. Para além disso, é uma forma de prevenir sentimentos de solidão e o isolamento social e aumentar a qualidade de vida. Desta forma, o presente estudo pretende compreender se os alunos que frequentam a USFF sentem ou não solidão no seu dia a dia, e em que medida a frequência na USFF, especificamente nas atividades propostas pela mesma, ajuda a combater esse sentimento. No que respeita ao desenho do estudo, foi adotado um paradigma quantitativo cujo instrumento de recolha de dados foi um questionário dividido em 2 partes e a sua administração respeitou a seguinte ordem: Questionário Sociodemográfico; Escala de Solidão da UCLA (Neto, 1989). A amostra do estudo foi constituída por 86 sujeito, com recurso ao tratamento estatístico dos dados realizado através do programa SPSS. No decorrer da investigação, os participantes foram informados acerca da confidencialidade do estudo, bem como da participação voluntária do mesmo. Através da análise dos resultados, é percetível que a amostra é maioritariamente autónoma, e não apresenta sentimentos de solidão. Contudo, encontram-se diferenças estatisticamente significativas no que se refere à faixa etária dos participantes, no que concerne o tempo de frequência na USFF e motivo de ingresso nesta Universidade. Assim sendo, podemos afirmar que a Universidade Sénior pode ser um dos fatores que contribui para a inexistência de sentimentos de solidão por parte das pessoas que a frequentam.
- A IMPORTÂNCIA DAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE SOLIDARIEDADE SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO NO DISTRITO DE LEIRIAPublication . Lousada, Sónia Margarida Monteiro; Pocinho, Ricardo Filipe da SilvaA Economia Social apresenta-se na atualidade como um setor em crescimento nas sociedades mais desenvolvidas, como é o caso da Europa, sendo este setor característico de uma grande diversidade de Instituições no mercado, mas que atravessa algumas dificuldades devido ao facto de não ser previsto na legislação. Assim, perante estes factos e por forma a enaltecer a Economia Social, surge a necessidade urgente de dar a conhecer as suas potencialidades e contributos, uma vez que se assume de extrema importância tendo em consideração que garante o combate às adversidades e dificuldades atuais das populações. As Organizações de Economia Social em Portugal apresentam-se como empregadoras importantes e fornecedoras de serviços indispensáveis para a coesão social e o bem-estar das comunidades. Estas exercem um papel fulcral para o desenvolvimento comunitário, uma vez que ajudam na criação de receitas e de emprego. O tema escolhido para desenvolver em dissertação de mestrado enquadra-se no âmbito das Organizações de Economia Social, nomeadamente no que respeita às IPSS. As IPSS do distrito de Leiria têm como principais áreas de atuação, a terceira idade e a infância e dão resposta aos seus utentes recorrendo a entidades com as quais mantêm protocolos com autarquias e outras instituições locais. Este estudo tem como objetivo ir ao encontro das IPSS do distrito de Leiria procurando compreender o contributo das instituições da Economia Social no desenvolvimento comunitário. A presente investigação pretende então, realizar um estudo tendo por base a aplicação de um questionário às 350 instituições sociais do distrito. Aquando da análise das informações recolhidas através dos instrumentos aplicados, designadamente inquérito por questionário pretendeu-se, assim, através de um estudo de natureza quantitativo, perceber os contributos relevantes para a comunidade local das atividades desenvolvidas por parte das instituições, no entanto ainda não são suficientes para as necessidades. Conclui-se também que o voluntariado surge lado a lado com o emprego, promovendo a empregabilidade local e estabilidade laboral com extrema importância no funcionamento e dinâmica das IPSS do distrito.