ESSLei - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica
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- Competências Desenvolvidas perante a Pessoa em Situação CríticaPublication . Correia, Maria de Fátima Barata; Santos, Cátia Alexandra Suzano dosO presente Relatório de Ensino Clínico, surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Leiria. A sua redação, possibilita a reflexão sobre o progresso de competências comuns e específicas do Enfermeiro especialista, mediante os pressupostos da Ordem dos Enfermeiros. Apresenta-se dividido em duas partes, onde na primeira parte, é realizada a identificação e contextualização dos locais, em que decorreram os Ensinos Clínicos e realçadas as competências comuns e as competências específicas adquiridas, como futura especialista. A segunda parte é referente ao projeto de melhoria contínua da qualidade desenvolvido. O Enfermeiro especialista assume, assim, um papel crucial atualmente, pela atualização dinâmica e proativa dos seus conhecimentos e aptidões, geradores de melhores e mais adequados cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, resultando em cuidados altamente diferenciados e qualificados. É, por isso, expectável a transcrição, com rigor e exatidão, das competências profissionais adquiridas ou desenvolvidas, pelo futuro Enfermeiro Especialista, ao longo dos Ensinos Clínicos executados, para lhe seja conferido o título de Mestre.
- O CONFORTO DO DOENTE CRÍTICO NO SERVIÇO DE URGÊNCIAPublication . Freitas, Bruno Múrias; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Santos, Cátia Alexandra Suzano dosEnquadramento: Os estágios resultaram no presente relatório cujo desígnio consistiu no desenvolvimento de conhecimentos e aquisição de competências para a obtenção do grau de mestre e posteriormente para o título de enfermeiro especialista e o em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica. Na componente de investigação conheceu-se o nível de conforto de utentes relativamente à sensação de conforto no Serviço de Urgência de uma Unidade Local de Saúde da região centro de Portugal. Objetivos: Este relatório está organizado em duas partes. Na primeira pretende-se analisar crítica e reflexivamente as atividades que se concretizaram nos estágios para adquirir competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica. Na segunda parte, onde se apresenta o trabalho de investigação, pretende-se: avaliar o conforto dos utentes que recorreram ao Serviço de Urgência de uma Unidade Local de Saúde da região centro de Portugal; identificar os tipos de conforto por contexto mais afetados, analisar a relação entre o nível de conforto e os fatores sexo, faixa etária, escolaridade, recorrência ao Serviço de Urgência e prioridade - Triagem de Manchester em utentes que recorreram ao Serviço de Urgência de uma Unidade Local de Saúde da região centro de Portugal. Metodologia: No âmbito do relatório, seguiu-se uma metodologia descritiva, com consequente análise crítico-reflexiva das atividades que concretizaram os objetivos propostos para cada um dos estágios, tendo como padrão o perfil de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica e os padrões de qualidade, bem como evidências científicas. Na componente de investigação, realizou-se um estudo do tipo não experimental, de abordagem quantitativa, descritiva e correlacional, de natureza transversal, com recolha de dados através de questionário de caracterização dos utentes e a escala GCQ (Global Comfort Questionnaire) de Kolcaba, traduzida e adaptada para português por Bravo (2020), numa amostra não probabilística de 160 utentes. Resultados: Este relatório enfatiza a evolução das competências comuns e específicas da Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica, no contexto do mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados nessa área especializada. Com a realização dos estágios aprimoraram-se consecutivamente as competências especializadas no cuidado à Pessoa em Situação Crítica e sua família, com foco no respeito pela sua individualidade e respeito pela sua vontade expressa, em consonância com práticas promotoras de conforto holístico. Nesse contexto, a promoção de uma enfermagem especializada e baseada na evidência científica, juntamente com a aquisição de competências de grau mestre, torna-se necessário para o avanço e excelência na prática profissional. Como resultado da investigação realizada, os contextos nos quais os utentes sentiram que o conforto mais ocorre foi o físico, com destaque para o alívio (M=3,29±0,76); o contexto psicoespiritual, onde o valor médio é mais elevado na tranquilidade (M=3,35±0,79) e transcendência (M=3,34±0,95); contexto sociocultural, sobretudo a tranquilidade (M=3,40±0,51). O nível de escolaridade e a recorrência ao Serviço de Urgência apresentaram diferenças estatisticamente significativas (p>0,05). Conclusão: O compromisso com a excelência em enfermagem está intimamente relacionado com o desenvolvimento profissional contínuo, tão crucial para a aprendizagem/formação ao longo da vida dos enfermeiros. Este desenvolvimento é vital para preservar conhecimentos e competências atualizados, fundamentais na área da saúde em constante evolução. As evidências do estudo de investigação revelam utentes com um nível de conforto mais elevado ter o ensino básico, ter sido esta a primeira vez que foram ao Serviço de Urgência, os homens, possuir idade entre 35-49 anos e com prioridade verde.
- CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS SOBRE PRECAUÇÕES BÁSICAS DO CONTROLO DA INFEÇÃOPublication . Mendes, Armindo; Santos, Cátia Alexandra Suzano dos
- Cultura de Segurança do Doente em Contexto de Prestação à Pessoa em Situação CríticaPublication . Oliveira, Inês Patrícia Afonso de; Santos, Cátia Alexandra Suzano dosO presente relatório está inserido no 2º ano do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Especialização de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Saúde de Leiria do Instituto Politécnico de Leiria, enquadrado na unidade curricular de Estágio de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com Relatório II. Este documento tem como objetivos explorar o percurso desenvolvido, com incidência nas competências comuns e específicas do enfermeiro especialista explanadas nos Regulamentos N.º140/2019 e N.º429/2018, respetivamente, sendo posteriormente sujeito a discussão pública, com vista à obtenção do título profissional de especialista, atribuído pela Ordem dos Enfermeiros. Numa primeira instância, procedeu-se a uma contextualização e reflexão da prática e desempenho nos diversos ensinos clínicos, efetuando-se uma introspeção sobre as experiências vivenciadas, sentimentos e dificuldades sentidas neste percurso, face às competências comuns e específicas presentes nos já referidos regulamentos, as quais preconizam a proficiente aplicação clínica de competências especializadas, incrementando a excelência e qualidade dos cuidados de saúde, com recurso a uma prática sustentada na evidência científica. Sendo a componente de investigação uma das competências comuns do enfermeiro especialista enaltecidas no Regulamento N.º 140/2019, a segunda parte deste trabalho é dedicada a um projeto de melhoria contínua da qualidade intitulado “Cultura de Segurança do Doente em Contexto de Prestação à Pessoa em Situação Crítica”.
- O Enfermeiro do Serviço de urgência e os cuidados pré-operatórios: Proposta de melhoriaPublication . Domingues, Andreia Sofia Carreira; Santos, Cátia Alexandra Suzano dosO presente relatório tem como finalidade dar cumprimento à conclusão do 1.º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, e está estruturado em duas partes distintas, que se complementam entre si. A parte I corresponde à componente dos ensinos clínicos realizados durante este percurso académico, onde se começou por fazer um enquadramento dos contextos das práticas clínicas, seguidamente, tendo por base os princípios orientadores do processo formativo definidos pela Escola e as competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação crítica, apresentaram-se as atividades realizadas ao longo dos ensinos clínicos, procurando evidenciar como é que estas permitiram e contribuíram para a aquisição e desenvolvimento das várias competências, recorrendo à metodologia descritiva, reflexiva e analítica fundamentada na evidência científica. A fim de dar cumprimento ao desenvolvimento de competências de investigação, na parte II encontra-se o trabalho de investigação intitulado “O Enfermeiro do Serviço de urgência e os cuidados pré-operatórios: Proposta de melhoria”. É um tema de elevada importância quer a nível de investigação, quer no contexto prático, uma vez que os cuidados pré-operatórios no serviço de urgência desempenham um papel crucial na garantia da qualidade dos cuidados, na segurança do doente, na eficácia do procedimento cirúrgico e na satisfação do doente com necessidade de procedimentos cirúrgicos urgentes/emergentes. No projeto começou-se por fazer o enquadramento/fundamentação teórica, seguidamente apresentaram-se as questões de investigação, a metodologia e os resultados obtidos, fazendo posteriormente uma discussão fundamentada desses resultados e terminou-se com uma breve conclusão. O desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista e o trabalho de investigação foram cruciais para aprimorar os conhecimentos em domínios específicos de enfermagem e demonstrar níveis elevados de julgamento crítico e tomada de decisão fundamentada.
- Relatório de Ensino Clínico - "A contribuição do enfermeiro triador na otimização do tempo porta-Tomografia Computadorizada no Acidente Vascular Cerebral”Publication . Antunes, Raquel Mateus; Santos, Cátia Alexandra Suzano dosO presente relatório insere-se no âmbito da realização do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, a decorrer na Escola Superior de Saúde de Leiria. Enquadra-se na unidade curricular “Estágio de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com relatório II”, e dá resposta ao despacho n.º 8237/2022 do Instituto Politécnico de Leiria, relativo à estrutura curricular e plano de estudos conducente ao grau de mestre, no qual se encontra disposto que por forma à obtenção do título de especialista profissional atribuído pela Ordem dos Enfermeiros, deverá ser produzido e posteriormente discutido publicamente um relatório referente aos ensinos clínicos. A primeira parte é uma reflexão/descrição sobre o desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, por parte da mestranda enquanto futura enfermeira especialista, nos três ensino clínicos (Serviço de Urgência Médico-cirúrgica, Serviço de Medicina Intensiva e Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos /Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular). O desenvolvimento de competências na área de investigação aparece explanado na segunda parte do relatório, onde é abordado o projeto de investigação desenvolvido e intitulado de “A contribuição do enfermeiro triador na otimização do tempo porta-Tomografia Computadorizada no Acidente Vascular Cerebral”.
- Relatório de Estágio - Desenvolvimento de competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área da Pessoa em Situação CríticaPublication . Rito, Bruno Filipe Rodrigues; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Santos, Cátia Alexandra Suzano dosO presente Relatório de Estágio de natureza profissional - Parte I - surge no âmbito do curso de mestrado em enfermagem médico-cirúrgica na área de especialização em enfermagem à pessoa em situação crítica, ministrado na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, cujo objetivo consiste em descrever e evidenciar, através da análise reflexiva, as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, desenvolvidas nos três ensinos clínicos, decorridos entre 2019 e 2020, em três serviços, nomeadamente num Serviço de Urgência Geral, Serviço de Medicina Intensiva e no Instituto Nacional de Emergência Médica na Ambulância Suporte Imediato de Vida e na Viatura Médica de Emergência e Reanimação. A componente de investigação - Parte II - deste relatório consistiu num estudo quantitativo, descritivo-correlacional, com enfoque longitudinal, realizado com enfermeiros do préhospitalar, com atividade em Suporte Imediato de Vida e Viatura Médica de Emergência e Reanimação tendo como principais objetivos de avaliar o nível de conhecimentos e executabilidade das práticas forenses dos enfermeiros das Ambulância de Suporte Imediato de Vida da Delegação Regional do Centro do Instituto Nacional de Emergência Médica sobre preservação de vestígios forenses e, verificar a diferença de conhecimentos e de executabilidade das práticas forenses antes e após uma formação teórica (Grupo I) e outra de cariz teóricoprático (Grupo II). Este trabalho foi fundamental para a criação de um projeto de melhoria para o Instituto Nacional de Emergência Médica, que se traduziu num produto pedagógico sobre “Práticas Forenses no Pré-Hospitalar” a ser dinamizado a todos os enfermeiros do Instituto Nacional de Emergência Médica e, numa fase posterior, incluído nos cursos de Suporte Imediato de Vida e de Suporte Avançado de Vida, com integração de simulação prática de altafidelidade neste contexto.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem na Área da Pessoa em Situação CríticaPublication . Marques, Inês Mendes; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Santos, Cátia Alexandra Suzano dosO presente Relatório de Estágio, surge no âmbito 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Especialização de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, na Escola Superior de Saúde de Leiria do Politécnico de Leiria, com intuito da obtenção do grau de mestre e o título de especialidade. A primeira parte deste Relatório de Estágio é constituída pelos relatórios dos ensinos clínicos realizados ao longo destes últimos dois anos, onde foi possível realizar uma reflexão crítica das atividades desenvolvidas no Serviço de Urgência, no Serviço de Medicina Intensiva e no Centro de Hemodiálise, de forma a desenvolver competências do Mestre e do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Especialização de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. A segunda parte refere-se ao trabalho de investigação desenvolvido e intitulado Práticas dos Enfermeiros na imobilização vertebral da pessoa em situação crítica, em contexto pré-hospitalar. Com a realização deste trabalho pretendeu-se desenvolver competências na área da investigação.