ESTM - Teses de Doutoramento de docentes
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Browsing ESTM - Teses de Doutoramento de docentes by advisor "Coelho, Júlio Alberto Silva"
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- Elección de un destino turístico de ciudad. Importancia de los factores push & pull y del city brand: El caso del turista séniorPublication . Martins, Rui Alberto de Freitas,; Galera Casquet, Clementina,; Moral Agúndez, Alejandro del,; Coelho, Júlio Alberto SilvaO objetivo central do nosso estudo é compreender as principais motivações push & pull dos indivíduos seniores, em contexto de viagem para as cidades, e de que forma essa motivação possa contribuir para a construção da “marca cidade”. Sabendo que o envelhecimento da população mundial é uma tendência irreversível na conjuntura mundial, considerando a crescente importância do segmento sénior no turismo, pela disponibilidade financeira e de tempos livres, para a economia dos países, das regiões e das cidades, pretendemos com o presente estudo analisar o papel das motivações dos turistas seniores e os fatores de atratividade das cidades na construção das suas marcas. Depois de revista a principal literatura científica da área, chegamos à conclusão de que, embora haja diversas pesquisas relacionadas com a temática do turismo sénior, foram encontrados pouquíssimos estudos que abordam o tema das motivações dos turistas de cidade, sendo que o destino cidade tem vindo a aumentar significativamente a procura, sobretudo na modalidade de “short city break”, afirmando-se como a motivação de viagens que mais cresceu nos últimos anos. Para compreender melhor as várias nuances da experiência dos turistas seniores e das suas motivações para viajar para cidade, realizamos um inquérito a indivíduos com 55 e mais anos (seniores) e um inquérito a indivíduos com menos de 55 anos e mais de 17 anos (não seniores), possibilitando assim validar algumas hipóteses comparativas das preferências e características de consumo destes dois segmentos demográficos. Com base no trabalho desenvolvido, foi ainda possível caracterizar grupos de seniores com características comuns, quanto às suas motivações e escolha de atributos, relativamente à eleição de um destino turístico cidade.
- Influencia de los factores del marketing de servicio en la elección de estudios superiores de turismo en instituciones públicas - los casos de España Y PortugalPublication . Schön, Michael; Díaz Méndez, Montserrat; Coelho, Júlio Alberto SilvaA escolha de um curso no Ensino Superior é um processo altamente complexo, visto que envolve uma série de fatores e etapas para ser tomada uma decisão final por parte de um estudante, uma vez que é uma decisão muito importante para a sua vida. A revisão da literatura sobre o conceito do marketing e a sua evolução, bem como sobre alguns dos modelos fundamentais da escolha de um curso superior público em geral e, especificamente, na área do Turismo, permite identificar e analisar os fatores mais decisivos para a escolha de um curso/instituição no âmbito do Marketing Mix de serviços que representa um dos objetivos centrais deste trabalho de investigação. Este estudo aborda também a evolução das IES, em geral e das formações em Turismo, em particular, quer em Portugal, quer em Espanha. Para além disso, este estudo visa identificar as características internas e a importância das influências externas do segmento de mercado dos jovens candidatos ao Ensino Superior, de acordo com os fatores do Marketing Mix de serviços, bem como apurar eventuais diferenças de características internas e grau de influência externa, entre Espanha e Portugal. A literatura destaca a existência de dois modelos de escolha de um percurso académico, por parte dos estudantes: um norte-americano e outro europeu. No caso dos EUA, no momento da escolha, o estudante começa por procurar a instituição e só depois escolhe o curso. Na Europa, no momento da escolha, o estudante começa por escolher o curso numa área de estudo que queira seguir e depois combina a instituição que mais lhe agrada. Foi distribuído um questionário a duas amostras de estudantes que entraram pela primeira vez numa IES em Espanha e em Portugal na área do Turismo no ano letivo 2014/2015, com a dimensão de 770 e 538 respetivamente. Os dados foram recolhidos, junto de várias IES espanholas e portuguesas que possuem cursos superiores públicos na área de Turismo. As questões do questionário foram desenhadas, por forma a identificarem as variáveis necessárias e úteis para o estudo, de acordo com a literatura existente. Aplicou-se uma escala ordinal de Likert de 1 a 5 para medir a importância das variáveis do Marketing Mix na escolha do curso e uma escala nominal para as variáveis sociodemográficas. Os resultados sugerem que o fator “produto”, do Marketing Mix dos Serviços, é o mais importante na escolha de um curso na área de Turismo, quer em Portugal, quer em Espanha. Por outro lado, é também possível constatar que as características internas dos estudantes, ou seja o seu perfil sociodemográfico, possui relações diferenciadas com os fatores do Marketing Mix, destacando-se o facto dos fatores “pessoas” e “processo”, possuírem uma fraca relevância na escolha de um curso na área de Turismo. Finalmente, verifica-se também, que os “familiares e amigos” são mais influentes em Portugal do que em Espanha, na escolha de um curso na área de Turismo.