ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Dias, Maria Isabel Pinto Simões"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- À descoberta do bem-estar, das interações entre pares e das aprendizagens: Investigar e refletir em contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Carolina Alexandra Inácio; Correia, Sónia Cristina Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionado conta o meu percurso formativo nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023, no Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Politécnico de Leiria. Por esse motivo, o relatório está dividido em duas partes. A Parte I diz respeito à Dimensão Reflexiva e está dividida em três capítulos. Nestes surgem reflexões acerca do meu percurso, aprendizagens e desafios decorrentes das experiências vivenciadas ao longo de quatro práticas pedagógicas – uma em contexto de Creche, uma em contexto de Jardim de Infância e as restantes duas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 1.º ano e, depois, com uma turma de 4.º ano de escolaridade. A Parte II dá conta da Dimensão Investigativa, que surgiu/partiu do interesse em estudar a relação entre o bem-estar emocional, as interações entre pares e as aprendizagens, em momentos de brincadeira livre no Jardim de Infância. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, este estudo contou com a participação de 4 crianças (entre os 3 e os 6 anos). Os dados foram recolhidos através de observação naturalista, mais especificamente, através de notas de campo e de meios audiovisuais (fotografias e vídeos). Os resultados provenientes da análise de conteúdo revelaram que, em brincadeira, estas crianças apresentaram níveis de bem-estar emocional elevado, estando recetivas à interação com os pares e fazendo-o de diferentes formas, mas maioritariamente verbal. Através das interações percebeu-se que as crianças realizaram diferentes aprendizagens, em diferentes áreas de conteúdo, o que permite concluir que as interações entre pares são contextos facilitadores da aprendizagem.
- MindfulnessPublication . Inácio, Ana Maria Cecílio; Menino, Hugo Alexandre Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simõesvii RESUMO RESUMO O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo, nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. O documento está dividido em duas partes distintas: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. O capítulo da dimensão reflexiva apresenta evidências dos quatro contextos distintos nos quais fiz a minha prática pedagógica. O primeiro reflete sobre a prática na creche, a exploração e o ciclo de observação; o segundo a prática pedagógica em Jardim de Infância, no qual abordo a importância da metodologia de trabalho por projeto; o terceiro a prática em 1. Ciclo, no 2.º ano de escolaridade, no qual debato, a importância da autoavaliação e da autorregulação; por fim, o quarto incide sobre a valência do 4.º ano, na qual o foco da reflexão remete para a experiência do Ensino à Distância. A segunda parte deste relatório apresenta um estudo de implementação de 5 propostas de mindfulness desenvolvidas num Jardim de Infância da rede pública na zona Centro de Portugal, no ano letivo 2018/2019. Com a participação de 12 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, esta experiência proporcionou momentos de relaxamento, indutores de bem-estar. Seguindo uma metodologia qualitativa, utilizando a observação direta como forma de recolha de dados, aqueles momentos permitem-nos inferir que as crianças, ao contactarem com as suas emoções, desenvolvem competências a nível da sua autorregulação.