Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.42 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
vii
RESUMO RESUMO
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo, nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. O documento está dividido em duas partes distintas: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa.
O capítulo da dimensão reflexiva apresenta evidências dos quatro contextos distintos nos quais fiz a minha prática pedagógica. O primeiro reflete sobre a prática na creche, a exploração e o ciclo de observação; o segundo a prática pedagógica em Jardim de Infância, no qual abordo a importância da metodologia de trabalho por projeto; o terceiro a prática em 1. Ciclo, no 2.º ano de escolaridade, no qual debato, a importância da autoavaliação e da autorregulação; por fim, o quarto incide sobre a valência do 4.º ano, na qual o foco da reflexão remete para a experiência do Ensino à Distância.
A segunda parte deste relatório apresenta um estudo de implementação de 5 propostas de mindfulness desenvolvidas num Jardim de Infância da rede pública na zona Centro de Portugal, no ano letivo 2018/2019. Com a participação de 12 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, esta experiência proporcionou momentos de relaxamento, indutores de bem-estar. Seguindo uma metodologia qualitativa, utilizando a observação direta como forma de recolha de dados, aqueles momentos permitem-nos inferir que as crianças, ao contactarem com as suas emoções, desenvolvem competências a nível da sua autorregulação.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Mindfulness Emoções