ESECS - Mestrado em Comunicação e Media
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Browsing ESECS - Mestrado em Comunicação e Media by advisor "Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro"
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- A aprendizagem organizacional e o compromisso na empresa GLN - a importância da comunicação internaPublication . Mota, Alexandra Sofia Lopes; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro
- Empresas Tecnológicas em Portugal: Inovar na Comunicação Interna O Caso da WIT SoftwarePublication . Pinto, Eugénia Cristina Miranda; Casimiro, Mafalda Cristina Salema MonteiroNas empresas tecnológicas, empresas que fornecem produtos e serviços resultantes de conhecimento científico e tecnológico avançado, o capital humano é o principal fator crítico. Devido às exigências pela alta qualificação de quadros, as oportunidades profissionais no mercado das tecnológicas (mercado de competitividade extrema e em permanente mudança) surgem a todo o momento, em qualquer lugar. Neste âmbito, a Comunicação Interna é uma peça-chave para a empresa conseguir um público interno motivado e comprometido com a estratégia e visão global da estrutura em que se insere. Assim, compreender o poder dos trabalhadores e desenvolver modelos de Comunicação Interna adequados é, com certeza, um ato de gestão inteligente por parte das empresas. Considerando a ausência de estudos focados na Comunicação Interna em empresas tecnológicas portuguesas, este trabalho pretende investigar e refletir sobre os modelos praticados neste tipo de empresas através do estudo do caso da WIT Software, nascida na Universidade de Coimbra em 2001. Identificar o modelo de Comunicação Interna desenhado por esta tecnológica em dezembro de 2013 e implementado em janeiro de 2014, bem como compreender o seu impacto na satisfação dos trabalhadores, constitui o primeiro propósito deste estudo. Num segundo momento avalia-se a importância da Comunicação Interna no processo de Endomarketing. Os dados obtidos demonstram que a Comunicação Interna tem um forte impacto na satisfação dos trabalhadores da WIT Software e que o modelo praticado por esta empresa tecnológica rompe com os mecanismos clássicos e tradicionais utilizados no processo comunicacional, privilegiando instrumentos inovadores e criativos. Este trabalho evidencia, também, que o modelo adotado pela empresa contribuiu para o Marketing Interno (Endomarketing).
- O Marketing Interno e a satisfação dos colaboradores, no contexto pós-pandemia: O caso de estudo inCenteaPublication . Carvalho, Márcia Dionísio; Casimiro, Mafalda Cristina Salema MonteiroO presente relatório decorre da realização de um estágio curricular na inCentea, empresa esta que representa um grupo de prestações de serviços profissionais nas áreas das tecnologias. A investigação procura analisar os conhecimentos adquiridos através da experiência de trabalho e, além disso, propõe entender se o marketing interno na inCentea têm um efeito positivo na satisfação dos colaboradores. Visto que, quer a satisfação, quer as práticas de marketing interno neste tipo de empresas são importantes. A satisfação dos clientes com o serviço é a chave para o sucesso organizacional, onde ter colaboradores satisfeitos é essencial, visto que estes atuam como precursores da satisfação dos clientes. Na medida em que estes representam a primeira imagem da organização, ou seja, os consumidores formam a sua opinião sobre a empresa através da experiência pessoal que tiveram com os colaboradores. A satisfação dos colaboradores pode ser facilmente alcançada através das práticas do marketing interno. O marketing interno encara os colaboradores como peças essenciais para o bom funcionamento da organização. Esta investigação tem como objetivo perceber se as práticas do marketing interno, mais concretamente, a comunicação interna, a formação e a pesquisa de mercado interno têm um efeito positivo na satisfação dos colaboradores da inCentea, quer na satisfação intrínseca, quer na satisfação extrínseca. Foi possível concluir que existe uma correlação positiva forte entre estas várias componentes: a comunicação interna e a satisfação; a formação e a satisfação; a pesquisa de mercado interno e a satisfação intrínseca. Concluiu-se também que não existe uma correlação entre a pesquisa de mercado interno e a satisfação extrínseca. O objetivo secundário é identificar os desafios do trabalho híbrido na comunicação interna da inCentea e compreender o que está a ser desenvolvido atualmente pela organização para ultrapassar essas barreiras. Desta forma, foi feita uma análise qualitativa onde foi possível destacar que os principais desafios na empresa são a dificuldade: na criação de vínculos; na identificação da cultura e do clima organizacional e em comunicar.