ESECS - Mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens
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Browsing ESECS - Mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens by advisor "Coelho, Luís Pedro Inácio"
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- Atividade Física com Crianças e Adolescentes Portadores de Deficiência na CERCIGPublication . Pacheco, Inês Alexandra Sousa; Coelho, Luís Pedro Inácio6 Resumo O presente relatório é o resultado do estágio e tem como principal finalidade dar a conhecer a entidade onde realizei o estágio e todas as atividades nela desenvolvidas enquanto estagiária, onde tive a oportunidade de proporcionar á população em questão o prazer da prática da atividade física. Foi-me dada a possibilidade de trabalhar com os jovens mais funcionais, visto que se trata de uma entidade em que a população-alvo é especial e com patologias diferentes umas das outras. Desenvolvi projetos como sessões de atividade física, caminhadas, aulas de dança, etc., onde constatei que através destes podemos proporcionar momentos muito bons a pessoas com deficiência e que os benefícios que a atividade física lhes oferece são importantes no que diz respeito á melhoria da sua qualidade de vida. Em Suma, este relatório é a produção escrita de todas as atividades que vivenciei e desenvolvi no decorrer do meu estágio.
- Atividade Física Indoor, Saúde e Lazer com jovens no Centro de Atividade Física – Ginásio AlmourolPublication . Lopes, Luís Carlos Gaspar de Sousa; Coelho, Luís Pedro InácioO Presente relatório centra-se no estágio desenvolvido na empresa Hobbyvida Serviços Desportivos, LDA no âmbito da Atividade Física Indoor integrada no Centro de Atividade Física – Aquagym, mais denominado por Ginásio Almourol, onde desenvolvi e cooperei nas atividades do ramo do Cardiofitness como instrutor estagiário. Neste documento encontram-se várias fases de desenvolvimento do trabalho: uma breve introdução teórica ao trabalho em si, passando depois por uma sucinta contextualização teórica acerca do tema do estágio, abordando alguns aspetos mais relevantes de forma a enriquecer o relatório nos diferentes tópicos de trabalho inseridos no mesmo. De seguida, é feita uma focagem geral do local de estágio, atividades que foram desenvolvidas no decorrer das 520 horas totais de estágio. Acompanham em anexo todas as planificações, fundamentações e reflexões que foram desenvolvidas até ao final de estágio. Neste estágio curricular tive a oportunidade de observar, intervir, aconselhar, corrigir e até mesmo cooperar em Exercícios Físicos em contexto indoor, que me ajudou a adquirir ainda mais autonomia perante os utentes e o espaço em si, auferindo conhecimentos dentro desta área tão ampla que é. Numa primeira fase, tive a capacidade de observar o espaço, as máquinas e o seu funcionamento, a forma de trabalho e principalmente acompanhar o meu orientador de estágio. Numa segunda fase já adquiri um pouco mais de autonomia em contexto de trabalho, acompanhando os utentes em todas as fases do exercício consoante o plano de treino, corrigindo a postura e o exercício em si sempre que necessário de forma a puder melhorar a sua performance (em função dos objetivos individuais). Numa fase final, consegui atingir ainda mais competências e com isso tive a capacidade de organizar e realizar planos de aula consoante aquilo que fui aprendendo durante os períodos que mencionei anteriormente e com isso ajudou-me bastante a criar uma maior proximidade, o que me permitiu ser mais útil nas minhas funções profissionais. No final, apresenta-se uma reflexão crítica sobre as minhas aprendizagens, dificuldades e possíveis melhorias, seguida da conclusão.
- Efeito de uma interrupção letiva na coordenação motora grossa e força de preensão manual em crianças do 1º CEBPublication . Henriques, Ana Bagagem; Coelho, Luís Pedro InácioO desenvolvimento motor é considerado um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade cronológica, pelo qual o ser humano adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras (Haywood & Getchell, 2004). Contudo, é na etapa entre os 6 e os 10 anos de idade, que se devem criar oportunidades para adquirir e desenvolver as mais diversas habilidades motoras básicas. Na fase de grande vigor do desenvolvimento global da criança, a atividade física, nomeadamente a EEFM, no contexto escolar, é considerada como um meio de valorização da formação corporal pelo acesso a um leque muito variado de experiências motoras (Martins et al., 2015). O presente estudo teve como objetivo analisar como varia os desempenhos da CMG e da FPM das crianças do 1.º CEB por efeito da interrupção letiva da Páscoa. Fizeram parte deste estudo 72 crianças do 1.º CEB, 39 crianças do 2.º ano com idades compreendidas entre 7 e 9 anos de idade (7,9±0,5) e 33 crianças do 4.º ano com idades entre os 9 e 11 anos de idade (9,9±0,4). Como instrumento de avaliação foram utilizados a Bateria de Testes KTK, um dinamómetro manual digital, o Questionário IPAQ, uma balança e um estadiómetro. Os resultados demonstraram que as crianças aumentaram os seus desempenhos de CMG e de FPM (p=0,000) no momento após a interrupção letiva da Páscoa. Em relação à Variação da FPM, esta foi semelhante para ambas as mãos (dominante e não dominante) (p>0,05), sendo que foram os rapazes quem apresentaram valores superiores, em ambos os momentos. Ao mencionar quem frequentou e quem não frequentou ATL no decorrer da interrupção letiva, tanto uns como os outros apresentaram valores semelhantes na Percentagem da CMG bem como na FPM e na Variação da FPM (p>0,05), concluindo que o facto de as crianças frequentarem ou não ATL não influenciou os níveis de desempenho da CMG e da FPM em ambos os momentos. iii Relativamente ao grupo Sexo, a Percentagem da CMG aumentou no momento após para todos os sexos (p≤0,05), todavia são os rapazes que apresentam níveis superiores, em ambos os momentos. No que concerne ao grupo Ano Escolar, na FPM (mão dominante e mão não dominante), ambos os anos escolares aumentaram os seus desempenhos, tanto no momento antes como no após (p≤0,05). Na Variação da FPM, os valores mantiveram-se semelhantes em ambos os anos escolares e em ambas as mãos (p>0,05). Na Percentagem da CMG, esta apresenta valores semelhantes em ambos os momentos (p>0,05), contudo, as crianças do 2.º ano apresentam desempenhos superiores aos do 4.º ano, concluindo-se que é um facto estranho e difícil de explicar. Salienta-se ainda, que tanto a Percentagem da CMG e da FPM apresentam correlação em ambos os anos escolares (p=0,000), concluindo-se que quanto maior o desempenho na CMG maior é o desempenho na FPM. Ainda assim, conclui-se que o facto de as crianças frequentarem ou não o ATL, serem do sexo feminino ou masculino, não influenciou o tempo que permaneceram sentadas, não se evidenciando correlação com os desempenhos da CMG e da FPM (p>0,05). Do mesmo modo, o facto de as crianças serem do sexo feminino ou masculino ou serem do 2.º ou 4.º ano também não influenciou as horas diárias passadas na escola (p>0,05). Foi possível concluir que, de uma forma geral, as crianças aumentaram os seus desempenhos de CMG e de FPM, no decorrer da interrupção letiva da Páscoa.
- Gymboree – Programa de Desenvolvimento InfantilPublication . Lagoa, Carolina Pinto; Coelho, Luís Pedro InácioO atual relatório de estágio está inserido no âmbito do mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria. O Estágio decorreu no centro Gymboree que está ligado ao desenvolvimento saudável dos bebés e das crianças sendo uma organização que trabalha com famílias, e escolas, desenvolvendo aulas baseadas nos seus próprios programas, criados por especialistas de todas áreas tendo sempre por base o desenvolvimento infantil, com o principal objetivo do enriquecimento educativo para as crianças e para os seus pais. O objetivo primordial do estágio é conseguir aplicar todos os conhecimentos e aptidões que foram sendo adquiridos não só ao longo de todo o mestrado, bem como em todo o percurso académico, sendo essencial para conseguirmos desenvolver competências que sejam úteis para a nossa vida pessoal e profissional, fazendo-nos crescer enquanto seres humanos em constante evolução. O trabalho desenvolvido no estágio está diretamente ligado a atividades incluídas no programa Gymboree juntos das escolas (creches e jardins de infância), adequadas a cada idade com o objetivo de desenvolver capacidades cognitivas, físicas e sociais das crianças, enquanto brincam. Este programa centra-se na criança como um todo, com o objetivo de as ajudar a adquirir as competências chave – capacidades motoras, sociais e de autoestima – de que irão necessitar para se tornarem adultos confiantes, felizes e bem-sucedidos. Após a conclusão do estágio e fazendo uma análise a todo o processo, sinto que tive pouco espaço para criar atividades, pois o programa Gymboree assim não o permite, mas no geral tenho o sentimento de dever cumprido pois consegui atingir todos os objetivos a que me propus bem como ultrapassar alguns medos. Apesar de algumas dificuldades iniciais o feedback foi muito positivo. O presente relatório descreve o período de Estágio, assim como alguns aspetos que durante este processo considerei importantes para um bom desenvolvimento infantil.
- Health Club Corpo LivrePublication . Mendes, Daniela Simões Cabete; Coelho, Luís Pedro Inácio; Cruz, João Luís Caneva Moutinho RibeiroO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens do Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Estágio que decorreu no Ginásio Health Club Corpo Livre. Com este relatório pretende-se essencialmente fazer uma ponte entre a componente académica e prática comum na área de desporto. Este estágio final de ano, teve como principal objetivo aplicar os conhecimentos e capacidades adquiridas ao longo de todo o percurso académico, assim como desenvolver competências pessoais e profissionais, para que o ponto de partida para um currículo profissional seja o mais real possível para a integração do mercado de trabalho. Este relatório encontra-se estruturado de forma a descrever as atividades planeadas e desenvolvidas ao longo do estágio. Desta forma estão relatadas as seguintes tarefas, planeamento e controlo do treino, avaliações e prescrição do exercício e lecionação de aulas de natação de diferentes níveis de aprendizagem. Para realizar estas tarefas com o devido rigor científico necessitei de analisar a literatura existente. Assim, desenvolvi o meu conhecimento acerca destas áreas, tais como, metodologias do treino para alcançar os objetivos dos clientes, métodos para melhorar a qualidade das avaliações e prescrição do exercício e estratégias para aperfeiçoar as aulas de natação. Apos a finalização do estágio e fazendo uma retrospetiva, penso que consegui cumprir com a maior parte dos objetivos proposto, embora algum possa ter falhado inicialmente, mas penso que tenha sido corrigido ao longo do tempo. O presente relatório relata todas as experiências vivenciadas neste estágio e o respetivo enriquecimento profissional e pessoal que proporcionou através da passagem pelas diferentes modalidades e públicos que frequentam o ginásio.
- Relatório de estágio realizado na creche de Santa Casa da Misericórdia de AnsiãoPublication . Mendes, Carla Sofia Lopes; Coelho, Luís Pedro InácioO trabalho que se apresenta pretende refletir as aprendizagens realizadas no âmbito da prática educativa de atividade física do Mestrado de Desporto e Saúde para Crianças e Jovens e em particular no âmbito do estágio curricular. Nele se apresentam modelos descritivos dessa experiência, bem como a reflexão fundamentada teoricamente e complementada com revisão bibliográfica sobre a Atividade Física (AF). A AF é um fator de prevenção de uma série de doenças associadas ao sedentarismo. A infância e a juventude são consideradas etapas fundamentais para a promoção de estilos de vida ativos que se mantenham por toda a vida. O relatório procura espelhar a relação entre teoria e prática, uma vez que foi possível aplicar e reconstruir no decorrer do estágio os conhecimentos que se adquiriram durante o percurso académico, enriquecendo, não só a nível profissional, mas também pessoal. O trabalho desenvolvido no estágio incidiu na participação ativa num processo de planificação e atuação de aulas de expressão motora, com autonomia progressiva orientada pelo professor responsável por esta área educativa na instituição. Com estas aulas pretendeu-se potenciar o desenvolvimento motor nas crianças por via do treino das capacidades e habilidades motoras, sem nunca perder a ligação a outras áreas do conhecimento (transdisciplinaridade) e favorecendo a componente social da motricidade.
- Relatório final de estágio realizado no parque de diversões Feijão Verde de LeiriaPublication . Lopes, Sara Marques; Coelho, Luís Pedro InácioO atual relatório de estágio está inserido no âmbito do mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria. O estágio decorreu no parque de diversões Feijão Verde, em Leiria, diretamente ligado a atividades lúdicas para crianças, festas de aniversário para crianças e adultos e uma academia de apoio ao estudo. O objetivo primordial do estágio consiste em trabalhar as diferentes capacidades motoras através de jogos e atividades lúdicas a concretizar todo ao longo do estágio, aplicando os conhecimentos e aptidões adquiridos no 1º ano de mestrado, bem como em todo o percurso académico. O estágio divide-se em três etapas: Observação, Intervenção e Gestão. Inicialmente, faz-se a apresentação da entidade acolhedora, nomeadamente os objetivos da instituição, a caracterização do espaço físico, dos recursos humanos e das crianças que a frequentam. Posto isto, segue-se a fase de Intervenção, momento em que as atividades lúdicas são postas em prática e o contacto com público-alvo é direto. A gestão diz respeito à etapa em que comecei a desempenhar as funções da direção do Feijão Verde. Inicialmente, acompanhada pela diretora que me foi instruindo e, nas últimas semanas de estágio de forma autónoma. Após o término do estágio e fazendo uma análise a todo o processo, sinto que adquiri uma crescida aprendizagem de carácter pessoal e profissional. Com o auxílio da Dr.ª Vânia Lisboa Francisco, consegui definir as minhas dificuldades e como superá-las. De forma global, tenho o sentimento de dever cumprido, não só por ter atingido os objetivos a que me propus, mas também por ter desempenhado outras funções de carácter relevante para o bom funcionamento da entidade.