ESTG - Mestrado em Contabilidade e Relato de Gestão
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Contabilidade e Relato de Gestão by advisor "Carvalho, Alexandra Cristina Pinheiro"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Concentrações de atividades empresariaisPublication . Franco, Andrea da Graça; Pereira, Manuel José Andrino; Carvalho, Alexandra Cristina PinheiroEste projeto pretende apresentar os principais aspetos estratégicos, legais, fiscais e contabilísticos das operações de concentrações de atividades empresariais, tal como destacar os procedimentos contabilísticos inerentes às fusões em solo português. Para tal, destacaram-se as formas possíveis de enveredar por uma operação de concentração de atividades empresariais, divisíveis em cooperação empresarial e em fusões e aquisições, sendo as mesmas analisadas à luz dos prismas estratégico, legal, fiscal e contabilístico. Por sua vez, foram igualmente abordadas as especificidades relacionadas com o goodwill, assim como, apresentados alguns estudos empreendidos acerca da temática das concentrações de atividades empresariais. De modo a evidenciar o tratamento contabilístico aplicável às operações de fusão e as consequências, ao nível do Balanço das entidades após fusão, procedeu-se à simulação de uma fusão por incorporação e de uma fusão por constituição de nova sociedade, tendo por base os dados disponibilizados por duas entidades nacionais. Para tal, foi necessário primeiramente determinar o valor de mercado das entidades, bem como proceder à avaliação, através do método dos fluxos de caixa livres atualizados, do justo valor de cada empresa. Posteriormente, exemplificaram-se os cálculos, por entidade, da relação de troca, do aumento do Capital Social, do prémio de emissão, das diferenças de aquisição e de avaliação e, por fim, do goodwill das operações. Concluiu-se assim, que da fusão das mesmas entidades, com todas as premissas iguais, os balanços pós fusão das entidades fundidas, quer por incorporação, quer por constituição de nova sociedade são díspares, traduzindo-se em distintos caminhos que preconizam diferentes resultados. Tal justifica-se pela integração, na fusão por incorporação, dos ativos e passivos, ao justo valor, somente da entidade adquirida enquanto, na fusão por constituição de nova sociedade, os ativos e passivos de ambas as entidades são integrados pelo seu justo valor, na entidade pós fusão.
- Contabilidade de gestão e o papel do contabilista nas PMEPublication . Ferreira, Isaura Maria Alves; Carvalho, Alexandra Cristina Pinheiro; Pereira, Rui Manuel Patrício FerreiraO principal objetivo do estudo consiste na identificação das práticas de Contabilidade de Gestão utilizadas nas PME do Concelho de Leiria, bem como na importância da informação produzida por esta vertente da Contabilidade e na análise do papel do preparador da informação como parceiro de negócios na tomada de decisões. Através da análise estatística aos dados obtidos no inquérito aos responsáveis pela Contabilidade de Gestão foi possível identificar a relação entre os três principais vértices em estudo, a Contabilidade de Gestão, as PME e o Contabilista. Os resultados permitem constatar que as práticas tradicionais de Contabilidade Gestão são comumente utilizadas nas PME do Concelho de Leiria, especialmente a Análise de Rácios, o Custeio Total e o Orçamento. Esta conclusão segue claramente os indícios da revisão de literatura, que salienta a utilização menos frequente das ferramentas de Contabilidade de Gestão contemporâneas nas PME. Quanto à importância atribuída à informação produzida pela Contabilidade de Gestão, o contabilista em estudo classifica-a como elevada. No entanto essa informação é, por ele, considerada altamente relevante no cumprimento das obrigações fiscais e para efeitos de preenchimento das DF´s, o que evidencia uma perceção distorcida dos fundamentos e objetivos da Contabilidade de Gestão, por parte do preparador da informação contabilística. Desta conclusão é importante salientar que o entendimento do responsável pela Contabilidade requer melhorias significativas quanto aos conceitos e objetivos da Contabilidade de Gestão em empresas de menor dimensão.
- Divulgação dos indicadores chave de desempenho nos relatórios de gestão das empresas cotadas na Euronext LisbonPublication . Pereira, Vânia Filipa Vazão; Canadas, Natália Maria Prudêncio Rafael; Carvalho, Alexandra Cristina PinheiroO objetivo desta dissertação prende-se com o estudo da divulgação de indicadores de desempenho nas empresas portuguesas. A importância da divulgação de indicadores de desempenho é um tema cada vez mais relevante, numa economia cada vez mais global. Assim, com a crescente evolução empresarial, torna-se frequente as empresas recorrerem ao uso de indicadores chave de desempenho como forma de medir e avaliar o seu sucesso. Numa empresa, é importante saber selecionar os indicadores, uma vez que os mesmos devem ser compatíveis com a natureza e dimensão do negócio. Para tal, deve ser definida a finalidade da medição de desempenho e identificar a que processos os indicadores devem estar associados. A relevância do tema é suportada pela literatura que sustenta a importância da divulgação dos indicadores de desempenho. O presente trabalho tem como objetivo perceber se a divulgação de indicadores das empresas da amostra depende da sua dimensão, rendibilidade e internacionalização. Neste âmbito, efetuámos uma análise de conteúdo aos relatórios de gestão de empresas, não financeiras cotadas na Euronext Lisbon, referentes ao ano de 2010. Com base nesta análise foram calculados um índice de divulgação de indicadores e quatro sub-índices, que foram baseados nas quatro perspetivas do Balanced Scorecard, com os quais efetuámos testes de regressão entre estas variáveis dependentes e as variáveis independentes (dimensão, rendibilidade e internacionalização). Verificámos a existência de correlações moderadas entre o índice de divulgação de indicadores, sub-índice de perspetiva financeira e a dimensão das empresas. Foi, igualmente, possível verificar a existência de relações positivas e estatisticamente significativas, ainda que consideravelmente baixas, entre a divulgação de indicadores, sub-índice de perspetiva financeira e sub-índice de perspetiva de aprendizagem e crescimento e a dimensão das empresas. Contudo, não foi possível encontrar qualquer associação entre as variáveis rendibilidade e internacionalização e o índice e sub-índices de divulgação. No que se refere à caracterização dos sub-índices de indicadores, constatámos que a divulgação de indicadores efetuada pelas empresas deste estudo é na sua maioria referente às perspetivas financeira e de aprendizagem e crescimento.
- Perceção dos fatores de complexidade na tributação do rendimento das pessoas singularesPublication . Carvalho, Maria Manuela Gonçalves; Carvalho, Alexandra Cristina Pinheiro; Sá, Cristina Isabel Branco deO estudo da complexidade fiscal tem ganho ênfase como fator explicativo do cumprimento fiscal. O objetivo central deste trabalho de investigação é a identificação dos fatores que influenciam a perceção da complexidade fiscal na tributação do rendimento das pessoas singulares e de que forma essas perceções afetam o cumprimento fiscal por parte do contribuinte. Os modelos económicos tradicionais não explicam as motivações comportamentais dos contribuintes. As perceções que os contribuintes têm da aplicação da justiça e da equidade podem ter impacto no cumprimento fiscal. A necessidade do estudo destas questões tem conduzido a estudos que incluem variáveis demográficas e económicas, mas passam também a ser tomados em consideração aspetos psicológicos e comportamentais como a equidade, a moral tributária ou a complexidade. A tributação das pessoas singulares é uma das mais importantes áreas no sistema fiscal. No contexto atual torna-se importante uma reflexão sobre os fatores e as perceções do contribuinte acerca do grau de complexidade na tributação do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS). Partindo de um conjunto de características sócio económicas e psicológicas foram estabelecidas hipóteses que podem explicar as perceções das perceções dos contribuintes sobre o grau de complexidade na tributação do rendimento das pessoas singulares e consequentemente no cumprimento fiscal. Os resultados indicam que a complexidade fiscal é afetada não só por fatores sócio económicos como também por fatores comportamentais e psicológicos.