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- O marketing relacional e a fidelização de clientesPublication . Rodrigues, Tânia Andreia Cardoso; Ferreira, Alcina Teresa GasparEste trabalho apresenta as diversas atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular, assim como, uma análise critica das mesmas e sugestões de melhoria. As empresas dependem cada vez mais de uma abordagem de marketing relacional para atingirem os seus objetivos de vendas e de lucro. Deste modo, é de especial interesse para as empresas o desenvolvimento de estratégias de marketing relacional que permitam identificar e reter os melhores clientes. Uma base de clientes fiéis é indiscutivelmente um dos ativos mais valiosos das empresas. Esta foi também a realidade constatada em contexto empresarial e uma das questões de interesse da empresa onde foi desenvolvido o estágio curricular. Numa perspetiva teórica, este trabalho analisa a importância do marketing relacional e da fidelização de clientes para a criação e manutenção de uma relação de longo prazo mutuamente benéfica para a empresa e para os seus clientes. O conceito de fidelidade do cliente ocupa um lugar de in-marketing central. A lealdade do cliente, tal como um campo de pesquisa, continua a ter um interesse primordial na comunidade académica. Atualmente, para desenvolverem estratégias de fidelização de clientes as agências de marketing e também outras organizações, recorrem à utilização exaustiva das suas bases de dados. O Customer Relationship Managemnt (CRM) apoiado nas tecnologias de informação desenvolve relacionamentos com o cliente numa base individual, tendo como objetivo a sua rentabilização. Por sua vez, a constante evolução das novas tecnologias de informação e comunicação, vem introduzir no mercado novas formas de interação com os clientes.
- Reprodução e crescimento do poliqueta Hediste diversicolor (O.F. Müller, 1776) sob diferentes condições ambientaisPublication . Bagarrão, Renato Manuel da Encarnação; Pombo, Ana Margarida Paulino ViolanteO poliqueta Hediste diversicolor encontra-se presente em zonas estuarinas e lagunares, distribuídas pelas costas atlânticas da América do Norte e da Europa. Esta espécie tem sido vulgarmente utilizada como isco na pesca e como alimento em aquacultura, para peixes e crustáceos. Muitos dos poliquetas comercializados são capturados do meio natural ou provêm de importação, ambos com impactos negativos associados, que por sua vez contribuem para o interesse crescente de proceder ao cultivo destes organismos. Os objectivos deste trabalho foram avaliar a influência de diferentes temperaturas na reprodução do poliqueta Hediste diversicolor, avaliar o efeito da salinidade no crescimento de juvenis desta espécie e determinar a diferentes salinidades a composição lipídica destes organismos. No primeiro ensaio (reprodução), a indução da reprodução foi realizada através de choques térmicos e a estimativa dos juvenis presentes foi efetuada com base em contagens, realizadas em subamostras de sedimento. O segundo ensaio (crescimento) decorreu em 60 dias, tendo-se testado três salinidades diferentes (15, 20 e 25) em triplicado. No final do ensaio, procedeu-se à pesagem dos organismos para determinar diferentes parâmetros (taxa específica de crescimento, taxa de incremento diário e sobrevivência). Em ambos os ensaios, a dieta utilizada foi ração semi-húmida de peixes marinhos. Para determinar o perfil lipídico, efetuou-se inicialmente a extração lipídica e procedeu-se depois à análise da gordura extraída por Cromatografia Gasosa (GC). O número médio de juvenis presente em cada caixa foi de 2193, 1447 e 2987 nas temperaturas ambiente, 20°C e 25°C, respetivamente, não havendo diferenças significativas entre estes valores (p > 0,05). Quanto ao crescimento, os indivíduos atingiram taxas específicas de crescimento entre 6,76% e 7,01% nas diferentes salinidades, não havendo diferenças significativas (p > 0,05). A taxa de incremento diário e o peso final foram maiores nos indivíduos sujeitos às salinidades de 20 e 25 (p < 0,05) respetivamente, enquanto a sobrevivência foi superior nos indivíduos sob influência da salinidade de 15 (100%), comparativamente à salinidade de 20 (97,8 ± 1,7%) e à salinidade de 25 (93,3 ± 7,6%) (p < 0,05). Através da análise aos ácidos gordos encontrados nos indivíduos sob diferentes salinidades, verificou-se que não existiram diferenças entre essas quantidades (p > 0,05). Com este estudo, concluiu-se que a espécie Hediste diversicolor se reproduz a diferentes temperaturas. Quanto ao efeito da salinidade no crescimento, pôde concluir-se que a salinidade de 20 poderá ser a mais adequada para o crescimento desta espécie. Em relação ao perfil lipídico, conclui-se que a salinidade não influencia a composição de ácidos gordos, sendo por isso expectável que se possa realizar o cultivo de indivíduos desta espécie em diferentes locais na zona costeira, sem que a sua composição lipídica se altere.
- Concentrações de atividades empresariaisPublication . Franco, Andrea da Graça; Pereira, Manuel José Andrino; Carvalho, Alexandra Cristina PinheiroEste projeto pretende apresentar os principais aspetos estratégicos, legais, fiscais e contabilísticos das operações de concentrações de atividades empresariais, tal como destacar os procedimentos contabilísticos inerentes às fusões em solo português. Para tal, destacaram-se as formas possíveis de enveredar por uma operação de concentração de atividades empresariais, divisíveis em cooperação empresarial e em fusões e aquisições, sendo as mesmas analisadas à luz dos prismas estratégico, legal, fiscal e contabilístico. Por sua vez, foram igualmente abordadas as especificidades relacionadas com o goodwill, assim como, apresentados alguns estudos empreendidos acerca da temática das concentrações de atividades empresariais. De modo a evidenciar o tratamento contabilístico aplicável às operações de fusão e as consequências, ao nível do Balanço das entidades após fusão, procedeu-se à simulação de uma fusão por incorporação e de uma fusão por constituição de nova sociedade, tendo por base os dados disponibilizados por duas entidades nacionais. Para tal, foi necessário primeiramente determinar o valor de mercado das entidades, bem como proceder à avaliação, através do método dos fluxos de caixa livres atualizados, do justo valor de cada empresa. Posteriormente, exemplificaram-se os cálculos, por entidade, da relação de troca, do aumento do Capital Social, do prémio de emissão, das diferenças de aquisição e de avaliação e, por fim, do goodwill das operações. Concluiu-se assim, que da fusão das mesmas entidades, com todas as premissas iguais, os balanços pós fusão das entidades fundidas, quer por incorporação, quer por constituição de nova sociedade são díspares, traduzindo-se em distintos caminhos que preconizam diferentes resultados. Tal justifica-se pela integração, na fusão por incorporação, dos ativos e passivos, ao justo valor, somente da entidade adquirida enquanto, na fusão por constituição de nova sociedade, os ativos e passivos de ambas as entidades são integrados pelo seu justo valor, na entidade pós fusão.