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Authors
Abstract(s)
O objetivo desta dissertação prende-se com o estudo da divulgação de indicadores de desempenho nas empresas portuguesas. A importância da divulgação de indicadores de desempenho é um tema cada vez mais relevante, numa economia cada vez mais global. Assim, com a crescente evolução empresarial, torna-se frequente as empresas recorrerem ao uso de indicadores chave de desempenho como forma de medir e avaliar o seu sucesso. Numa empresa, é importante saber selecionar os indicadores, uma vez que os mesmos devem ser compatíveis com a natureza e dimensão do negócio. Para tal, deve ser definida a finalidade da medição de desempenho e identificar a que processos os indicadores devem estar associados. A relevância do tema é suportada pela literatura que sustenta a importância da divulgação dos indicadores de desempenho. O presente trabalho tem como objetivo perceber se a divulgação de indicadores das empresas da amostra depende da sua dimensão, rendibilidade e internacionalização. Neste âmbito, efetuámos uma análise de conteúdo aos relatórios de gestão de empresas, não financeiras cotadas na Euronext Lisbon, referentes ao ano de 2010. Com base nesta análise foram calculados um índice de divulgação de indicadores e quatro sub-índices, que foram baseados nas quatro perspetivas do Balanced Scorecard, com os quais efetuámos testes de regressão entre estas variáveis dependentes e as variáveis independentes (dimensão, rendibilidade e internacionalização). Verificámos a existência de correlações moderadas entre o índice de divulgação de indicadores, sub-índice de perspetiva financeira e a dimensão das empresas. Foi, igualmente, possível verificar a existência de relações positivas e estatisticamente significativas, ainda que consideravelmente baixas, entre a divulgação de indicadores, sub-índice de perspetiva financeira e sub-índice de perspetiva de aprendizagem e crescimento e a dimensão das empresas. Contudo, não foi possível encontrar qualquer associação entre as variáveis rendibilidade e internacionalização e o índice e sub-índices de divulgação. No que se refere à caracterização dos sub-índices de indicadores, constatámos que a divulgação de indicadores efetuada pelas empresas deste estudo é na sua maioria referente às perspetivas financeira e de aprendizagem e crescimento.
Description
Dissertação de Mestrado em Contabilidade e Relato de Gestão apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Divulgação de indicadores de desempenho Balanced Scorecard Relatórios de gestão Análise de conteúdos