ESAD.CR - Mestrado em Artes do Som e da Imagem
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAD.CR - Mestrado em Artes do Som e da Imagem by advisor "Duarte, Susana Nascimento"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Exploração Espectral do RuídoPublication . Bastos, Miguel Angelo Ferrão de; Duarte, Susana Nascimento; Wanke, RiccardoEste projeto de tese de mestrado propõe-se a investigar a forma como o ruído pode ser encarado no âmbito das artes sonoras e audiovisual. As experiências resultantes desta abordagem do ruído serviram para produzir um álbum de peças sonoras cuja composição foi guiada por uma ideia de continuidade que determinou que quando uma peça acaba, a seguinte continua a partir de um timbre que serve de ponte sonora, com uma inspiração progressiva na sua montagem, na medida em que há uma continuação entre cada faixa. Estas peças permitiram a exploração das diversas técnicas apresentadas ao longo do relatório e serviram para aprofundar a forma como o ruído pode ser usado como uma ferramenta valiosa no processo de produção artística. Considerando o contexto histórico e técnico, o projeto tem também o objetivo de apresentar certos métodos de trabalhar o som, capazes de oferecer novos sons e possibilidades de desenho de som através do desenho em espectrograma. Além disso, o projeto contextualiza historicamente o uso do ruído na criação artística e o desenvolvimento das tecnologias que permitiram a sua exploração espectral.
- Olho-vento - O limiar no cinema e na vídeo-instalaçãoPublication . Oliveira, Irina Sofia Neves Gaspar Louro; Duarte, Susana Nascimento; Carriço, Maria Mire Dores SantosEste projeto de tese propõe-se a investigar o conceito do limiar através das figuras do vento, do espelho, e de um corpo-fantasma. Trata-se de uma obra videográfica com elementos autobiográficos na qual a autora reflete sobre as suas próprias experiências pessoais e o impacto que elas tiveram na sua prática artística. Tem em conta as metamorfoses da experiência afetiva e percetiva do espetador em função de dois contextos diferenciados de receção da obra: a sala de cinema e o museu, o filme e a vídeo-instalação, dispositivos nos quais se desdobra o projeto Olho-Vento. Em última análise, esta obra videográfica procura responder a uma questão fundamental: como se pode dar a ver e a sentir o vento?