ESSLei - Mestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem em Saúde Familiar
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Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem em Saúde Familiar by advisor "Menino, Eva Patrícia da Silva Guilherme"
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- Práticas e conhecimentos dos adolescentes face à sexualidadePublication . Mendonça, Ivanusa; Menino, Eva Patrícia da Silva GuilhermeIntrodução: A adolescência é uma etapa estruturante do ciclo vital da família, determinando o desenvolvimento humano e suas transformações ao longo da vida nas diferentes sociedades. A sexualidade do adolescente pode apresentar-se desarmoniosa, pois o equilíbrio emocional nem sempre acompanha o equilíbrio física. Há que destacar que a sexualidade do adolescente transcende o aspeto biológico, manifestando-se como um fenómeno psicológico e social, neste sentido a necessidade de ações educativas preventivas aos adolescentes, pois a falta de informação contribui para a sua vulnerabilidade. Os adolescentes reconhecem a importância da educação sexual, mesmo não tendo uma lei que garanta a mesma, mas as estratégias de implementar garantirão a promoção, proteção e ganhos em saúde e da família. Objetivo: Avaliar as práticas e os conhecimentos dos adolescentes face à sexualidade e prevenção das ISTs e gravidez; conhecer quais são os métodos contracetivos que os adolescentes utilizam, compreender como os adolescentes utilizam os métodos contracetivos, conhecer a opinião dos adolescentes sobre a importância da educação sexual nas escolas e na família. Método: Estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa para análise dos dados realizado numa escola católica das periferias de Bissau no ano 2023,com autorização do comitê de ética em saúde n: 034, com uma amostra não probabilística de conveniência constituída por estudantes dos 13 aos 16 anos de idade, o instrumento de investigação integra duas partes, uma corresponde à caraterização sociodemográfica dos estudantes e uma segunda parte com questões relacionadas com a sexualidade e métodos contracetivos. O tratamento de dados foi efetuado através do programa SPSS Statistics Base versão 27. Resultados: verificou-se que a maioria dos participantes são raparigas no 8º e 9º ano (55,20% e 66,70% respetivamente), ao passo que no 7º ano são os rapazes a maioria 60,90%. Podemos verificar que a larga maioria dos participantes recebeu educação sobre a sexualidade/ planeamento familiar especialmente no 9º ano (100.00%), no 7º ano temos 78,30% e no 8º são já 86.20%. Ainda constatam que a larga maioria dos participantes não usa os métodos contracetivos na sua primeira relação sexual especialmente, no 8º ano (89,70% dos respondentes refere não ter utilizado); no 7º ano tem 87.00% que refere o não uso e no 9º ano só são 52.80%, contudo neste ano de escolaridade 36.90% não responderam. Assim podemos inferir que apesar de terem recebido educação, a maioria não usou métodos contracetivos na sua primeira relação sexual. Considerações finais: nesta fase do ciclo vital familiar é fundamental uma adequada educação sexual para que a adolescente tenha a possibilidade de aprender a cuidar não só de sua saúde reprodutiva, como também tenha abertura para falar de dúvidas, medos, desejos e emoções.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ENFERMAGEM – CUIDADOS DE SAÚDE À FAMÍLIA EM CONTEXTO DE USFPublication . Pereira, Rute Isabel Simões; Menino, Eva Patrícia da Silva GuilhermeEnquadramento: Os cuidados de saúde têm sofrido evoluções ao longo do tempo, sobretudo os cuidados de enfermagem de saúde familiar. Os modelos teóricos suportam esta mudança de paradigma, bem como a sua consolidação com a prática clínica. É essencial olharmos para a família como um todo, em interação interna e com o meio envolvente. Qualquer alteração numa das partes do sistema familiar, afetará as restantes partes. O enfermeiro de família acompanha os sistemas familiares ao longo de todo ciclo vital, seguindo as suas transições. As transições normativas fazem parte do desenvolvimento do sistema, enquanto as acidentais surgem de forma inesperada, colocando o equilíbrio da família à prova. As crise acidentais ocorrem de diversas formas, nomeadamente o aparecimento de uma doença crónica. O diagnóstico da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) traz consigo inúmeros desafios, a família necessita de adaptar a sua dinâmica às necessidades exigidas pela doença. Diariamente, os pais são confrontados com várias dificuldades, desde as perturbações do neurodesenvolvimento, sono e alimentação até aos episódios de ataques. O papel do enfermeiro pode ser muito importante, no processo de aceitação e adaptação da família a este novo desafio. O relatório apresenta uma contextualização dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), especialmente da USF B e do seu respetivo concelho. Os modelos teóricos serviram de orientação para o desenvolvimento do relatório, bem como para a prática clínica desenvolvida no estágio. Através da prática baseada na evidência, foi elaborada uma investigação, permitindo consolidar a parte teórica com a prática. Objetivo: Contextualizar os CSP, principalmente a unidade familiar onde foi realizado o Ensino Clínico (EC). Apresentar o desenvolvimento de competências comuns e específicas da Enfermagem Comunitária na Área de Saúde Familiar, nomeadamente nas famílias em contexto de vulnerabilidade. Evidenciar o foco numa prática baseada na evidência, através do desenvolvimento de um projeto de investigação. Metodologia: O desenvolvimento de competências comuns e específicas, através de uma análise crítico-reflexiva sobre as práticas desenvolvidas durante este percurso académico. O estágio de enfermagem foi realizado na USF B, inserida no concelho B. A análise da população deste concelho, bem como os cuidados de enfermagem implementados, são analisados por meio de indicadores disponibilizados pela unidade familiar e pelos valores estatísticos divulgados. A investigação: “Crianças e adolescentes com Perturbação do Espetro do Autismo: coesão e adaptabilidade familiar”, surgiu no âmbito da componente prática baseada na evidência. Este projeto permite analisar os níveis de coesão e adaptabilidade destas famílias vulneráveis, através da aplicação de um questionário sociodemográfico e a Escala das FACES III, respeitando as considerações éticas. Resultados: No relatório emergem os resultados obtidos no percurso de desenvolvimento de competências gerais e específicas da enfermagem familiar. Relativamente ao projeto de investigação, as famílias participantes apresentam níveis equilibrados de funcionamento, sendo classificadas como ligadas (coesão) e estruturadas (adaptabilidade). Conclusões: O presente relatório expôs o percurso realizado ao longo do percurso académico, através do desenvolvimento dos objetivos propostos. No que concerne à investigação, os resultados obtidos foram ao encontro de outros projetos. No entanto, há vários fatores que influenciam as experiências e o impacto desta doença no sistema familiar. O enfermeiro de família desempenha um papel importante nas transições de vida das famílias, através do seu apoio, facilita a mudança e promove a saúde.