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Abstract(s)
O presente relatório apresenta os trabalhos desenvolvidos no âmbito da dissertação de conclusão do Mestrado em Engenharia Automóvel.
Esta dissertação foi elaborada com o fim de se obter um semirreboque com uma plataforma com sistema basculante que permitisse que o estrado no qual está apoiado o veículo, apresentasse um mecanismo de descida até ao solo para facilitar o carregamento e o descarregamento dos veículos transportados, eliminando a necessidade de existirem extratos amovíveis.
Estando envolvido o dimensionamento de um semirreboque para circulação da via rodoviária publica foi efetuada uma análise cuidada às normas e regulamentos europeus que definem os requisitos para a construção de um semirreboque de categoria O2, garantindo-se assim o cumprimento da legislação portuguesa em vigor. Também no dimensionamento do semirreboque foram consideradas as exigências de carregamentos que um semirreboque desta categoria vai estar sujeito durante a sua vida útil.
Neste trabalho são apresentadas modelações efetuadas do chassi, do sistema de elevação e rebaixamento e são também apresentados os cálculos dos esforços que o semirreboque vai estar sujeito a nível estático e dinâmico.
Posteriormente, com os dados provenientes dos cálculos analíticos foram realizadas as simulações numéricas usando o método dos elementos finitos para conhecer o estado de tensão e deformação da estrutura do semirreboque.
Apresenta-se neste relatório uma avaliação cinemática e funcional do sistema de elevação proposto e ainda uma avaliação sobre os resultados do dimensionamento mecânico ao nível dos esforços suportados pela estrutura dos semirreboques. Propostas de melhoria e de futuros desenvolvimentos são também apresentados.
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Keywords
Semirreboque Rampa Elementos Finitos Simulações Numéricas Chassi