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Abstract(s)
O presente relatório resulta do estágio curricular do Mestrado em Engenharia Automóvel da ESTG do Politécnico de Leiria que decorreu de 11 de outubro de 2021 a 02 de julho de 2022, na empresa Mendes Gomes e Cª Lda., com o tema “Aplicação de melhoria contínua na gestão de um serviço após-venda de veículos automóveis – estudo de caso”.
Nos dias de hoje, a competitividade entre empresas obriga a uma constante inovação do serviço, de forma a proporcionar aos clientes um serviço de maior valor acrescentado, diferenciando-se assim da concorrência. Essa inovação pode passar pela adoção de estratégias sustentadas em processos de melhoria contínua, como é o caso do pensamento Lean e da filosofia Kaizen, que visam aumentar continuamente o valor do produto ou serviço prestado ao cliente, através da eliminação do desperdício ao longo da cadeia de valor.
As atividades desempenhadas basearam-se na identificação de problemas, propostas de melhoria e implementação das mesmas. Fez-se uma análise das secções de mecânica, colisão e receção das diferentes marcas representadas, nomeadamente o processo de receção, o fluxo dos veículos na oficina e ainda a transmissão de informação dentro da organização. Esta análise permitiu apresentar e implementar propostas de melhoria ao nível do layout, do processo de receção, dos processos de gestão das ordens de reparação e na aplicação de técnicas de gestão visual em todo o espaço oficinal.
Em suma, as atividades desempenhadas foram de encontro aos objetivos estabelecidos, proporcionando uma experiência que permitiu conciliar o conhecimento académico com a experiência profissional.
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Keywords
Após-venda Pensamento Lean Kaizen Melhoria contínua