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Aplicação de melhoria contínua na gestão de um serviço após-venda de veículos automóveis – estudo de caso

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Helder Manuel Ferreira dos
dc.contributor.authorSilva, Ricardo André Barreto da
dc.date.accessioned2023-02-01T15:16:58Z
dc.date.embargo2025-10-31
dc.date.issued2022-10-31
dc.description.abstractO presente relatório resulta do estágio curricular do Mestrado em Engenharia Automóvel da ESTG do Politécnico de Leiria que decorreu de 11 de outubro de 2021 a 02 de julho de 2022, na empresa Mendes Gomes e Cª Lda., com o tema “Aplicação de melhoria contínua na gestão de um serviço após-venda de veículos automóveis – estudo de caso”. Nos dias de hoje, a competitividade entre empresas obriga a uma constante inovação do serviço, de forma a proporcionar aos clientes um serviço de maior valor acrescentado, diferenciando-se assim da concorrência. Essa inovação pode passar pela adoção de estratégias sustentadas em processos de melhoria contínua, como é o caso do pensamento Lean e da filosofia Kaizen, que visam aumentar continuamente o valor do produto ou serviço prestado ao cliente, através da eliminação do desperdício ao longo da cadeia de valor. As atividades desempenhadas basearam-se na identificação de problemas, propostas de melhoria e implementação das mesmas. Fez-se uma análise das secções de mecânica, colisão e receção das diferentes marcas representadas, nomeadamente o processo de receção, o fluxo dos veículos na oficina e ainda a transmissão de informação dentro da organização. Esta análise permitiu apresentar e implementar propostas de melhoria ao nível do layout, do processo de receção, dos processos de gestão das ordens de reparação e na aplicação de técnicas de gestão visual em todo o espaço oficinal. Em suma, as atividades desempenhadas foram de encontro aos objetivos estabelecidos, proporcionando uma experiência que permitiu conciliar o conhecimento académico com a experiência profissional.pt_PT
dc.identifier.tid203203186pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8094
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectApós-vendapt_PT
dc.subjectPensamento Leanpt_PT
dc.subjectKaizenpt_PT
dc.subjectMelhoria contínuapt_PT
dc.titleAplicação de melhoria contínua na gestão de um serviço após-venda de veículos automóveis – estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Automóvelpt_PT

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Relatório de Estágio - Ricardo Silva.pdf
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