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Authors
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Abstract(s)
Neste estudo analisamos empiricamente o modelo de capacidade absortiva desenvolvido por Zahra e George, (2002). Especificamente, analisamos a perspectiva do processo de integração da capacidade absortiva em suas quatro dimensões: aquisição, assimilação, transformação e exploração em franquias de supermercados. Realizamos duas entrevistas e observação nos pontos de venda dos franqueados para investigar o efeito da capacidade absortiva do conhecimento do sistema de franquias e seu impacto nos resultados do negócio. Argumentamos que a conversão para o sistema de franquias tem um impacto positivo no desempenho e que este efeito é fortalecido por meio da absorção do know-how do sistema de franquias. Nosso estudo contribui para a literatura de aprendizado em franquias e, numa ótica gerencial, pode servir de orientação para as práticas de franquia.
Description
Keywords
Capacidade absortiva Aprendizagem Conhecimento Franquias
Citation
BOZZO, A.; FERREIRA, M.; DE PAULA, R. O desenvolvimento da capacidade absortiva em franquias. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 1, n. 1, p. 281 - 297, 2 out. 2019.