Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O desenvolvimento da capacidade absortiva em franquias: análise de casos de franquias de supermercados

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2019_RGeS_Bozzo Ferreira de Paula.pdf336.32 KBAdobe PDF Download

Authors

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste estudo analisamos empiricamente o modelo de capacidade absortiva desenvolvido por Zahra e George, (2002). Especificamente, analisamos a perspectiva do processo de integração da capacidade absortiva em suas quatro dimensões: aquisição, assimilação, transformação e exploração em franquias de supermercados. Realizamos duas entrevistas e observação nos pontos de venda dos franqueados para investigar o efeito da capacidade absortiva do conhecimento do sistema de franquias e seu impacto nos resultados do negócio. Argumentamos que a conversão para o sistema de franquias tem um impacto positivo no desempenho e que este efeito é fortalecido por meio da absorção do know-how do sistema de franquias. Nosso estudo contribui para a literatura de aprendizado em franquias e, numa ótica gerencial, pode servir de orientação para as práticas de franquia.

Description

Keywords

Capacidade absortiva Aprendizagem Conhecimento Franquias

Citation

BOZZO, A.; FERREIRA, M.; DE PAULA, R. O desenvolvimento da capacidade absortiva em franquias. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 1, n. 1, p. 281 - 297, 2 out. 2019.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue