Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/3592
Título: Gamificação no comando de veículos não tripulados
Autor: Ribeiro, Roberto Aguiar
Orientador: Pereira, António Manuel de Jesus
Palavras-chave: UAV
IoT
Gamificação
Videojogos
Alternativas de controlo
Data de Defesa: 26-Jul-2018
Resumo: Estamos atualmente a presenciar o rápido crescimento dos UAV no mercado e a cada dia que passa surgem novas ideias de como os usar para melhorar o nosso quotidiano e os processos de negócio. Áreas como a multimédia, a indústria e a vigilância podem ver bastantes benefícios, mas o mundo do entretenimento não fica de parte. Este crescimento tem sido acompanhado pela evolução da IoT, um conceito que visa disponibilizar a qualquer hora e qualquer lugar um serviço através da Internet, seja físico ou digital. Este facto apoiase na vulgarização das redes wireless nas nossas casas, locais públicos e trabalho, o que permitiu criar dispositivos inteligentes, entre eles sistemas de domótica capazes de gerir o aquecimento e qualquer outro equipamento elétrico ligado à respetiva rede. A inteligência dos dispositivos advém da disposição de redes sensoriais à volta do espaço, seja com termómetros, sensores de movimento, sensores de luminosidade, entre muitos outros. Por outro lado, o desenvolvimento das redes móveis e a ubiquidade de dispositivos como os smartphones, permite-nos estar em Portugal e, através da Internet controlar um sistema qualquer situado nos EUA. Esta dissertação tem o objetivo desenvolver uma solução de controlo de UAV diferente das existentes, baseada em padrões de rotação aplicados a dois wearables em formato de pulseira. O fundamento desta pesquisa relaciona-se com as limitações naturalmente impostas pelas atuais alternativas de controlo a indivíduos com baixa mobilidade ou destreza, como os idosos, ou deficiências motoras de caráter congénito ou provocadas por uma lesão. Ao grupo anterior adicionam-se ainda os iletrados tecnologicamente e os trabalhadores que, embora tenham contacto com a tecnologia, não possuam conhecimentos técnicos em relação aos UAV nem destreza para os controlar. Propõe-se, então, uma arquitetura para um sistema de controlo que colmate as desvantagens identificadas nas soluções de controlo atuais, através de facilidade e intuição no controlo. Ainda, o conceito de gamificação é analisado para perceber de que forma os videojogos podem ajudar a acelerar a adaptação de indivíduos leigos tecnologicamente aos UAV e para que fosse desenvolvido um videojogo de simulação onde fosse possível testar a solução. Embora o foco desta dissertação seja os UAV, a solução de controlo foi desenvolvida de forma genérica e pode ser adaptada para outros fins e complementada com mais padrões de rotação para controlar diferentes sistemas a fim de simplificar a interação ao utilizador. Os resultados obtidos ao testar a solução de controlo através do videojogo de simulação e com um quadcóptero real comprovaram o potencial desta solução, seja para o entretenimento e atividades lúdicas como para cenários profissionais. Os testes com os utilizadores permitiram concluir que controlar um UAV com a rotação das nossas mãos é mais intuitivo do que o comando tradicional, embora os gamers prefiram a última alternativa. Os indivíduos para quem o comando tradicional era desconhecido sentiram-se mais à vontade com a solução proposta e a maioria preferiu-a em detrimento do comando. Os dois idosos que testaram ambas as alternativas mostraram receio em interagir com o comando, mas interagiram naturalmente através das rotações. Esta solução propõe uma nova abordagem de interação que promete facilitar o controlo de UAV para quem a tecnologia é desconhecida e permitir a indivíduos com baixa destreza, lesões ou deficiências físicas aceder ao um mundo que até então lhes foi negado e que está cada vez mais em voga.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/3592
Designação: Mestrado em Engenharia Informática - Computação Móvel
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