Publication
Gamificação no comando de veículos não tripulados
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, António Manuel de Jesus | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Roberto Aguiar | |
dc.date.accessioned | 2018-10-11T13:45:51Z | |
dc.date.available | 2018-10-11T13:45:51Z | |
dc.date.issued | 2018-07-26 | |
dc.description.abstract | Estamos atualmente a presenciar o rápido crescimento dos UAV no mercado e a cada dia que passa surgem novas ideias de como os usar para melhorar o nosso quotidiano e os processos de negócio. Áreas como a multimédia, a indústria e a vigilância podem ver bastantes benefícios, mas o mundo do entretenimento não fica de parte. Este crescimento tem sido acompanhado pela evolução da IoT, um conceito que visa disponibilizar a qualquer hora e qualquer lugar um serviço através da Internet, seja físico ou digital. Este facto apoiase na vulgarização das redes wireless nas nossas casas, locais públicos e trabalho, o que permitiu criar dispositivos inteligentes, entre eles sistemas de domótica capazes de gerir o aquecimento e qualquer outro equipamento elétrico ligado à respetiva rede. A inteligência dos dispositivos advém da disposição de redes sensoriais à volta do espaço, seja com termómetros, sensores de movimento, sensores de luminosidade, entre muitos outros. Por outro lado, o desenvolvimento das redes móveis e a ubiquidade de dispositivos como os smartphones, permite-nos estar em Portugal e, através da Internet controlar um sistema qualquer situado nos EUA. Esta dissertação tem o objetivo desenvolver uma solução de controlo de UAV diferente das existentes, baseada em padrões de rotação aplicados a dois wearables em formato de pulseira. O fundamento desta pesquisa relaciona-se com as limitações naturalmente impostas pelas atuais alternativas de controlo a indivíduos com baixa mobilidade ou destreza, como os idosos, ou deficiências motoras de caráter congénito ou provocadas por uma lesão. Ao grupo anterior adicionam-se ainda os iletrados tecnologicamente e os trabalhadores que, embora tenham contacto com a tecnologia, não possuam conhecimentos técnicos em relação aos UAV nem destreza para os controlar. Propõe-se, então, uma arquitetura para um sistema de controlo que colmate as desvantagens identificadas nas soluções de controlo atuais, através de facilidade e intuição no controlo. Ainda, o conceito de gamificação é analisado para perceber de que forma os videojogos podem ajudar a acelerar a adaptação de indivíduos leigos tecnologicamente aos UAV e para que fosse desenvolvido um videojogo de simulação onde fosse possível testar a solução. Embora o foco desta dissertação seja os UAV, a solução de controlo foi desenvolvida de forma genérica e pode ser adaptada para outros fins e complementada com mais padrões de rotação para controlar diferentes sistemas a fim de simplificar a interação ao utilizador. Os resultados obtidos ao testar a solução de controlo através do videojogo de simulação e com um quadcóptero real comprovaram o potencial desta solução, seja para o entretenimento e atividades lúdicas como para cenários profissionais. Os testes com os utilizadores permitiram concluir que controlar um UAV com a rotação das nossas mãos é mais intuitivo do que o comando tradicional, embora os gamers prefiram a última alternativa. Os indivíduos para quem o comando tradicional era desconhecido sentiram-se mais à vontade com a solução proposta e a maioria preferiu-a em detrimento do comando. Os dois idosos que testaram ambas as alternativas mostraram receio em interagir com o comando, mas interagiram naturalmente através das rotações. Esta solução propõe uma nova abordagem de interação que promete facilitar o controlo de UAV para quem a tecnologia é desconhecida e permitir a indivíduos com baixa destreza, lesões ou deficiências físicas aceder ao um mundo que até então lhes foi negado e que está cada vez mais em voga. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201982390 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3592 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | UAV | pt_PT |
dc.subject | IoT | pt_PT |
dc.subject | Gamificação | pt_PT |
dc.subject | Videojogos | pt_PT |
dc.subject | Alternativas de controlo | pt_PT |
dc.title | Gamificação no comando de veículos não tripulados | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Informática - Computação Móvel | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Dissertacao_RobertoAguiarRibeiro.pdf
- Size:
- 24.68 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: