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A avaliação e a autoavaliação como elementos reguladores de aprendizagem
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Sousa, Marlene Filipa da Natividade e | |
dc.contributor.author | Leal, Carla Susana de Pinho Correia | |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T14:19:01Z | |
dc.date.available | 2025-02-06T14:19:01Z | |
dc.date.issued | 2024-12-10 | |
dc.description.abstract | O desenvolvimento tecnológico sem precedentes que temos assistido nas últimas décadas tem suscitado mudanças ao nível político, económico e social. A sociedade, cada vez mais consciente e alerta, tem exigido do poder político uma maior intervenção no sistema educativo no sentido de satisfazer as suas necessidades mais prementes, nomeadamente o desenvolvimento de futuros cidadãos, plenos e com competências variadas, preparados para darem respostas a problemáticas complexas no mundo económico e social. Os normativos legais vigentes que orientam toda a ação educativa propõem orientações para satisfazer essas mesmas exigências. O estabelecimento do currículo nacional, com enfoque numa crescente autonomia curricular, na valorização da avaliação e na maior participação dos alunos na sua própria avaliação, obriga a mudanças ao nível educativo. O estudo de caso realizado, cuja metodologia é de caráter misto, centrou-se na avaliação e autoavaliação como elementos reguladores de aprendizagem, procurando analisar de que forma é que os alunos do ensino secundário percecionam e aplicam a avaliação e a autoavaliação nos seus processos de aprendizagem, através de um inquérito por questionário. Foi igualmente realizada uma análise documental dos documentos orientadores do Agrupamento em estudo. Constatámos que o Agrupamento de Escolas procura ter os seus documentos orientadores em consonância com os normativos legais vigentes e que os alunos já integram, no seu processo de avaliação e autoavaliação, processos dinâmicos e autónomos que lhes permitem desenvolver as competências exigidas para a escolaridade obrigatória. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203881028 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10458 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Autoavaliação da Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Autorregulação da aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.title | A avaliação e a autoavaliação como elementos reguladores de aprendizagem | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ciências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares | pt_PT |