Repository logo
 
Publication

A avaliação e a autoavaliação como elementos reguladores de aprendizagem

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
dc.contributor.advisorSousa, Marlene Filipa da Natividade e
dc.contributor.authorLeal, Carla Susana de Pinho Correia
dc.date.accessioned2025-02-06T14:19:01Z
dc.date.available2025-02-06T14:19:01Z
dc.date.issued2024-12-10
dc.description.abstractO desenvolvimento tecnológico sem precedentes que temos assistido nas últimas décadas tem suscitado mudanças ao nível político, económico e social. A sociedade, cada vez mais consciente e alerta, tem exigido do poder político uma maior intervenção no sistema educativo no sentido de satisfazer as suas necessidades mais prementes, nomeadamente o desenvolvimento de futuros cidadãos, plenos e com competências variadas, preparados para darem respostas a problemáticas complexas no mundo económico e social. Os normativos legais vigentes que orientam toda a ação educativa propõem orientações para satisfazer essas mesmas exigências. O estabelecimento do currículo nacional, com enfoque numa crescente autonomia curricular, na valorização da avaliação e na maior participação dos alunos na sua própria avaliação, obriga a mudanças ao nível educativo. O estudo de caso realizado, cuja metodologia é de caráter misto, centrou-se na avaliação e autoavaliação como elementos reguladores de aprendizagem, procurando analisar de que forma é que os alunos do ensino secundário percecionam e aplicam a avaliação e a autoavaliação nos seus processos de aprendizagem, através de um inquérito por questionário. Foi igualmente realizada uma análise documental dos documentos orientadores do Agrupamento em estudo. Constatámos que o Agrupamento de Escolas procura ter os seus documentos orientadores em consonância com os normativos legais vigentes e que os alunos já integram, no seu processo de avaliação e autoavaliação, processos dinâmicos e autónomos que lhes permitem desenvolver as competências exigidas para a escolaridade obrigatória.pt_PT
dc.identifier.tid203881028pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10458
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAutoavaliação da Aprendizagempt_PT
dc.subjectAutorregulação da aprendizagempt_PT
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.titleA avaliação e a autoavaliação como elementos reguladores de aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameCiências da Educação - Gestão, Avaliação e Supervisão Escolarespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de projeto final_1.pdf
Size:
1.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: