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Abstract(s)
As recentes contrações económicas têm evidenciado o impacto da globalização quer na saúde financeira dos países, quer de setores e empresas. O turismo e, em particular, o setor hoteleiro, é um exemplo de um setor que tem vindo a espelhar os efeitos das recentes crises, particularmente da crise sanitária global provocada pelo vírus Sar-Cov2 e da crise financeira internacional de 2007/2008.
O presente estudo visa analisar o risco de incumprimento do setor hoteleiro português. Pretende-se, em particular, analisar os determinantes mais relevantes para explicar a probabilidade de uma empresa não cumprir com os seus compromissos na data da sua maturidade. A deteção antecipada de fatores (internos e/ou externos), que permitem prever o risco de incumprimento e a respetiva tomada de decisão atempada, é essencial para garantir a sustentabilidade das empresas.
Para tal, foi analisada uma amostra de dados em painel de 865 hotéis localizados em Portugal, no período 2014 a 2021. As empresas foram classificadas como cumpridoras e incumpridoras utilizando um critério ex-ante. No período analisado existem mais empresas cumpridoras do que incumpridoras. No entanto, a partir de 2020 verificou-se um aumento do número de empresas incumpridoras. Analisou-se a mediana de empresas cumpridoras e incumpridoras antes e durante o Covid-19 e os resultados sugerem que este fator contribuiu para o acréscimo do incumprimento das empresas do setor hoteleiro.
De forma a identificar os determinantes que explicam a probabilidade de incumprimento das empresas deste setor em particular, recorreu-se ao método stepwise e à matriz de correlações. Com as variáveis selecionadas procedeu-se à estimação do modelo Logit. Os resultados evidenciam que as características da empresa, nomeadamente o cash flow, a rendibilidade, a alavancagem, a eficiência e a idade das empresas, assim como a variável macroeconómica inflação, são determinantes significativos na previsão da probabilidade de incumprimento. O modelo apresenta uma taxa de sucesso de 91,05%.
A fim de analisar a robustez dos resultados, subdividiu-se o período da amostra em dois (2014-2019 e 2020-2021) com a finalidade de perceber o impacto da Covid-19. Os resultados confirmam que existe uma diferença significativa nos determinantes que explicam o risco de incumprimento antes e durante o período Covid-19. O presente estudo apresenta diversos contributos. Primeiro, contribui para a literatura sobre o risco de incumprimento pelo facto de analisar um setor específico – indústria hoteleira, que tem apresentado alguma dificuldade de sobrevivência especialmente em períodos económicos mais difíceis. Segundo, os resultados apresentados podem contribuir para sustentar decisões quer por entidades governamentais, como por gestores, acionistas, credores ou mesmo para os stakeholders, uma vez que são apresentados os principais determinantes deste setor. Por último, os resultados provam o impacto da pandemia Covid-19, contribuindo assim para expandir a literatura empírica dado ser um facto, tanto quanto é do nosso conhecimento, não explorado na temática de incumprimento do setor hoteleiro.
Description
Keywords
Risco de incumprimento Setor hoteleiro Regressão logística Falência Portugal