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Vinte cinco com vinte cinco, cinquenta

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Abstract(s)

Existem inúmeras e extraordinárias narrativas. É grande a variedade de géneros narrativos, e são infinitos os suportes e formatos em que o homem pode confiar a sua história. A narrativa pode ser sustentada pela linguagem falada ou escrita, pela imagem fixa ou móvel, pelo gesto e pela combinação de todas estes elementos. A narrativa está presente em todos os tempos, em todos os lugares, em todas as sociedades. A história da humanidade é uma narrativa, não existe, nem nunca existiu algo sem uma narrativa. Faz parte da nossa educação e crescimento. Este projeto de carácter especulativo, surge da lógica do modo narrativo e teve como ponto de partida a experiência e relação pessoal da autora com esta área, presente desde sempre na sua vida e que marca especialmente o seu interesse e processo de trabalho usado neste relatório. O projeto visa o desenvolvimento de uma coleção de peças, através da interpretação de um objeto do quotidiano e do seu rearranjo e propriedades funcionais, em que a natureza fundamental da forma é explorada, juntamente com a ficção narrativa. O objeto jarra de cerâmica é o objeto de estudo, um dos ícones favoritos de pesquisa formal e material da autora. Cada peça trabalhada pela autora é única. É combinada a forma genérica do contentor em cerâmica, alterado a partir da sua produção manual. A narrativa funciona como um ‘embrulho’ da coleção, ajudando a criar uma encenação. A função das peças pode ser reduzida, ampliada, transformada, ou mesmo anulada. É potenciada uma nova perspetiva do seu caráter e da sua presença. O projeto lança perguntas e o desafio é deixado ao utilizador, permitindo-lhe alterar criativamente o contexto das peças. As peças surgem como mediadores de comunicação entre o tema da narrativa e o contexto familiar da autora. Foram feitos vários exercícios exploratórios e um levantamento de projetos próximos a esta temática, que deram seguimento à elaboração desta tese de mestrado. A análise e organização da informação resultante destes exercícios, levou à seleção do objeto exploratório, a jarra de flores, e à consequente construção das peças da coleção através da modelação cerâmica. O desempenho prático constitui experiências por tentativa e erro.

Description

Keywords

Objeto Jarra de flores Narrativa Ficção Especulação Design Gesto Interação Emoção

Pedagogical Context

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