| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 28.14 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Existem inúmeras e extraordinárias narrativas. É grande a variedade de géneros narrativos, e são infinitos os suportes e formatos em que o homem pode confiar a sua história. A narrativa pode ser sustentada pela linguagem falada ou escrita, pela imagem fixa ou móvel, pelo gesto e pela combinação de todas estes elementos. A narrativa está presente em todos os tempos, em todos os lugares, em todas as sociedades. A história da humanidade é uma narrativa, não existe, nem nunca existiu algo sem uma narrativa. Faz parte da nossa educação e crescimento.
Este projeto de carácter especulativo, surge da lógica do modo narrativo e teve como ponto de partida a experiência e relação pessoal da autora com esta área, presente desde sempre na sua vida e que marca especialmente o seu interesse e processo de trabalho usado neste relatório.
O projeto visa o desenvolvimento de uma coleção de peças, através da interpretação de um objeto do quotidiano e do seu rearranjo e propriedades funcionais, em que a natureza fundamental da forma é explorada, juntamente com a ficção narrativa. O objeto jarra de cerâmica é o objeto de estudo, um dos ícones favoritos de pesquisa formal e material da autora.
Cada peça trabalhada pela autora é única. É combinada a forma genérica do contentor em cerâmica, alterado a partir da sua produção manual.
A narrativa funciona como um ‘embrulho’ da coleção, ajudando a criar uma encenação. A função das peças pode ser reduzida, ampliada, transformada, ou mesmo anulada. É potenciada uma nova perspetiva do seu caráter e da sua presença. O projeto lança perguntas e o desafio é deixado ao utilizador, permitindo-lhe alterar criativamente o contexto das peças. As peças surgem como mediadores de comunicação entre o tema da narrativa e o contexto familiar da autora.
Foram feitos vários exercícios exploratórios e um levantamento de projetos próximos a esta temática, que deram seguimento à elaboração desta tese de mestrado. A análise e organização da informação resultante destes exercícios, levou à seleção do objeto exploratório, a jarra de flores, e à consequente construção das peças da coleção através da modelação cerâmica. O desempenho prático constitui experiências por tentativa e erro.
Description
Keywords
Objeto Jarra de flores Narrativa Ficção Especulação Design Gesto Interação Emoção
