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Authors
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Abstract(s)
O conceito de competência em enfermagem assume destaque tanto na formação como no apoio à gestão. Todavia este conceito não reúne concenso nos especialistas. São escassos os estudos acerca da competência em serviço de urgência (SU) e não existe uma ferramenta específica para a avaliar.
O objetivo deste trabalho foi aproximarmo-nos de uma determinação do perfil de competência ideal do Enfermeiro do Serviço de Urgência e averiguar como se posicionam os enfermeiros que desempenham (ou desempenharam) funções no SU, nesse perfil.
Desenvolveu-se um estudo qualitativo onde foram elaboradas entrevistas a enfermeiros peritos e elaborada a análise de conteúdo e um estudo quantitativo, transversal, correlacional utilizando um questionário de autopreenchimento, numa amostra de enfermeiros.
Nos resultados destacamos a construção e validação da Escala de Competências dos Enfermeiros em Serviço de Urgência, com três fatores: decisão clínica, comunicação e liderança e organização e prestação de cuidados, que convergem com as categorias que surgiram do estudo qualitativo. Este instrumento pode contribuir para a identificação e mensuração de um Perfil de Competências do Enfermeiro no SU.
Observámos ainda que os enfermeiros mais velhos e com mais experiência profissional se auto percecionam mais competentes. Os enfermeiros, em relação às enfermeiras, auto percecionam-se mais competentes na Comunicação e Liderança. Os enfermeiros com “formação específica” e mais “habilitações académicas” auto percecionam-se mais competentes em todos os fatores da ECESU e os que estão em “desempenho de funções atual em SU”, auto percecionam-se mais competentes na Organização e Prestação de Cuidados, na Decisão Clínica e no total da ECESU.
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Keywords
Competência Enfermagem Serviço de urgência