Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica: os contributos das expressões artísticas para a aprendizagem integrada da leitura e da escrita numa turma do 1.º ano

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorLopes, Maria de São Pedro dos Santos Silva
dc.contributor.authorMedeiro, Sandra da Conceição Bret
dc.date.accessioned2017-01-12T12:03:57Z
dc.date.available2017-01-12T12:03:57Z
dc.date.issued2016-12-05
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico encontra-se dividido em duas partes. A Parte I corresponde à Dimensão Reflexiva, e apresenta o percurso que realizei, nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, fazendo uma reflexão crítica e fundamentada sobre as experiências mais significativas, as dificuldades sentidas e as aprendizagens realizadas. A Parte II corresponde à Dimensão Investigativa, e apresenta um estudo de carácter qualitativo, desenvolvido numa perspetiva de investigação-ação numa turma do 1.º ano de escolaridade. Este estudo procurou compreender os contributos das expressões artísticas, na aprendizagem integrada da leitura e da escrita, e permitiu implementar atividades articulando diferentes linguagens artísticas com a área disciplinar de português, bem como observar a motivação dos alunos neste contexto. Os dados apresentados revelaram que as atividades implementadas, contribuíram para uma aprendizagem mais significativa, por ser realizada num ambiente artístico, dinâmico e expressivo, onde o grupo de alunos pôde dar espaço à imaginação e à criatividade Desenvolveram experiências que integraram e interligaram os currículos de expressões artísticas com o português, reconhecendo-se assim, que através das expressões artísticas, será mais fácil motivar as crianças para aprender o código linguístico, as suas regras e o seu uso enquanto leitoras e produtoras de textos.pt_PT
dc.identifier.tid201547945pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2397
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectExpressão artísticapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica: os contributos das expressões artísticas para a aprendizagem integrada da leitura e da escrita numa turma do 1.º anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_sandra Medeiro.pdf
Size:
5.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: