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Em Cabo Verde o acesso à rede pública de abastecimento de água tem aumentado consideravelmente ao longo dos últimos anos, principalmente nos meios urbanos. No que se refere à distribuição de água na cidade de Porto Novo, na ilha de Santo Antão, o serviço é assegurado pela Câmara Municipal, através dos Serviços Autónomos de Água e Saneamento de Porto Novo (SAAS-PN), onde recentemente se tem registado grandes volumes de perdas de água que ocorrem essencialmente nos ramais de ligação. O valor global dessas perdas estima-se que poderá rondar os 35%. Com a assinatura de um memorado de entendimento entre a Câmara Municipal de Porto Novo e o Governo Central, onde se estipula que a empresa Águas de Porto Novo (APN) possa vir a assumir a gestão da distribuição de água potável na cidade de Porto Novo, há a necessidade de avaliar a qualidade do serviço prestado, por forma a serem tomadas as medidas necessárias para reduzir o valor global das perdas técnicas e comerciais e, por conseguinte, melhorar o desempenho global do sistema. Na presente dissertação são apresentados os resultados da avaliação da qualidade do serviço prestado no abastecimento público de água na cidade de Porto Novo, tendo como referência as boas práticas no setor – benchmarking. Primeiro, são apresentados e discutidos os resultados do cálculo de indicadores de desempenho. Posteriormente, o comportamento hidráulico do sistema é estudado com recurso a um modelo matemático de simulação hidráulica, utilizando o software EPANET2.0. Através da análise e interpretação dos indicadores de desempenho e dos resultados obtidos a partir do modelo de simulação, são identificados os principais problemas de funcionamento do sistema e são propostas algumas soluções de curto e a médio prazo capazes de melhorar o seu desempenho global.
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Abastecimento de água Indicadores de desempenho Modelação hidráulica EPANET2.0