Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.72 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), promovida
pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-
-IPL), decorreu nos dias 8 e 9 de maio de 2015, na ESECS-IPL. Teve como objetivo proporcionar a
interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais nacionais e estrangeiros
vindos de diversas áreas ligadas à Educação e com interesses multidisciplinares, contribuindo e estimulando
a investigação e prática em Educação. O programa incluiu 3 sessões plenárias, proferidas
por investigadores internacionais, 2 painéis, 2 workshops, 50 artigos, 32 relatos e 10 posters, selecionados
a partir de um processo anónimo de revisão entre pares, assegurado pelos 29 elementos da
Comissão Científica.
Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores das sessões plenárias, dos artigos,
dos relatos e dos posters. Estes textos integram temas inter e transdisciplinares, incidem sobre
problemáticas atuais no âmbito da educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta e
sobre a formação em contexto de trabalho, entre outros. Organizado em cinco secções (conferências,
painéis, artigos, relatos e posters), este livro de atas inclui, na primeira secção, o texto das 3 conferências
proferidas: i) “Cultura e Estratégias de Aprendizagem das Línguas: Aprendentes Chineses
e Portugueses”, da autoria de Liu Gang, do Instituto Politécnico de Macau (China); ii) “Conciencia
metalingüística y superdiversidad en la escuela. Prácticas educativas y de investigación”, da autoria
de Luz Zas Varela da Universidade de Santiago de Compostela (España) e iii) “Etnografía Sociolingüística
y educación lingüística en los márgenes de la superdiversidad”, da autoria de Gabriela
Prego da Universidade de Santiago de Compostela (España). O resumo dos projetos nacionais e
internacionais aparecem na segunda secção e os artigos, relatos e posters surgem nas secções seguintes.
Estes trabalhos versam temas como a aprendizagem e a avaliação em contextos educativos;
o desenvolvimento comunitário ou experiências de ensino e aprendizagem na Educação de Infância,
no Ensino Básico e no Ensino Secundário ou experiências na formação de professores. Outros textos
inserem-se especificamente na Didática das Línguas Estrangeiras e na utilização das Novas Tecnologias
em contextos educativos.
Description
Keywords
Educação Tecnologia educativa Aprendizagem Organização Escolar
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais