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Abstract(s)
Introdução: O recém-nascido que nasce com menos de 37 semanas gestacionais é considerado um recém-nascido pré-termo. Neste sentido, o terapeuta ocupacional que exibe uma visão holística sobre o mesmo, pretende potenciar o seu desempenho ocupacional e melhorar a sua qualidade de vida. Objetivo: Dar a conhecer a atuação da Terapia Ocupacional (TO) com o recém-nascido pré-termo em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTINs), respondendo à escassez de informação sobre o tema, a nível nacional, e à necessidade de terapeutas ocupacionais que atuem neste contexto. Método: O estudo utiliza como método de recolha de dados uma entrevista semiestruturada realizada a uma terapeuta ocupacional que intervém numa UTIN, em Portugal Continental, e como método de análise de dados o software WebQDA. Tem uma abordagem qualitativa, trata-se de um estudo descritivo e exploratório, tendo em conta o objetivo geral, e assume-se como estudo de caso, pelos procedimentos técnicos utilizados. Resultados: Ao identificar e analisar a informação relacionada com a questão de investigação, podemos afirmar que, durante a entrevista, a terapeuta ocupacional deu maior ênfase à intervenção da TO na Modulação Sensorial e na Orientação aos Cuidadores do Recém-Nascido Pré-termo. Conclusão: Tendo em vista a otimização de toda a intervenção, e como conclusão principal, realça-se a importância da participação dos cuidadores no processo de intervenção da TO, a qual é feita sob a orientação do terapeuta, tornando a abordagem deste profissional indireta.
Description
Keywords
Recém-nascido pré-termo Terapia ocupacional Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Saúde