Repository logo
 
Publication

Iniciação do BackOffice do GlarAssist

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Nuno Carlos Sousa
dc.contributor.authorPereira, Paulo Santos
dc.date.accessioned2023-03-21T15:31:09Z
dc.date.available2023-03-21T15:31:09Z
dc.date.issued2022-11-02
dc.description.abstractA situação pandémica de Covid-19 aumentou a procura por soluções remotas, uma vez que a mesma obrigou a maioria das empresas a transitarem as suas operações para um ambiente remoto. Por consequência, as soluções remotas ganharam ainda mais relevância nos últimos anos. Para além disso, o trabalho remoto colaborativo tem sido aprofundado para diversos contextos. Uma das abordagens mais investigadas é a assistência remota, que possibilita a assistência de pessoas à distância. A assistência remota (AR) permite auxiliar uma pessoa ou colaborador remotamente, evitando deslocações, e assim, reduzir o tempo e custos gastos nas mesmas. Um assistente pode observar o contexto do assistido, pela transmissão de vídeo e voz, em diversos dispositivos. Contudo, a assistência remota, apenas por vídeo e voz, não permite resolver a maioria das operações durante a assistência. Para auxiliar as AR é integrada a tecnologia de realidade aumentada (RA). A RA nas assistências remotas proporciona outras formas de realizar a assistência. Uma delas é a introdução de objetos 2D ou 3D ou de ferramentas de desenho no ambiente real do assistido, para indicar ao assistido pormenorizadamente as várias etapas a realizar para concluir as operações da assistência. A aplicação GlarAssist, desenvolvida pela Glartek, é uma solução de assistência remota com RA que possibilita aos seus utilizadores e organizações realizarem assistências com diversas ferramentas. Contudo, apenas está desenvolvida a funcionalidade da assistência remota e não existe a possibilidade de organizações gerirem os recursos da aplicação, como colaboradores ou assistências. Desta forma, os seus clientes têm vindo a procurar novas funcionalidades. No presente relatório é apresentado o trabalho realizado no início do desenvolvimento do BackOffice do GlarAssist. Para o desenvolvimento do mesmo foram implementadas funcionalidades que possibilitam aos diferentes utilizadores acederem à informação partilhada na aplicação, e ao mesmo tempo, criarem e gerirem as suas organizações. Assim, foram desenvolvidas onze funcionalidades que são abordadas no presente relatório. Durante o desenvolvimento das mesmas, foram realizados diferentes testes, para validar as funcionalidades antes de serem integradas no ambiente produtivo. Depois de realizados os testes, verifica-se que as funcionalidades foram incorporadas com sucesso no GlarAssist.pt_PT
dc.identifier.tid203253736pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8272
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAssistência remotapt_PT
dc.subjectRealidade aumentadapt_PT
dc.subjectGlarAssistpt_PT
dc.titleIniciação do BackOffice do GlarAssistpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática - Computação Móvelpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatorio_projeto_atualizado_Paulo.Pereira_2202290_com_correções_formais.pdf
Size:
3.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: