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CAPACITAÇÃO DOS EDUCADORES ESCOLARES RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS COM DIABETES TIPO 1

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorBarros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro Hüttel
dc.contributor.authorSilva, Lídia Maria Pinto da
dc.date.accessioned2024-01-17T14:05:02Z
dc.date.available2024-01-17T14:05:02Z
dc.date.issued2023-07-27
dc.description.abstractIntrodução: O presente relatório tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido, as competências adquiridas e os resultados obtidos, durante o Estágio do Mestrado em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública com relatório final. A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica crónica que surge como um problema à nível mundial. A doença não afeta apenas as faixas etárias mais velhas, mas também afeta as crianças/ jovens e a sua sobrevivência depende da adequada gestão da sua diabetes. A Escola é um local de inclusão, devendo ser mobilizado os recursos para a gestão de situações intercorrentes da doença. É imprescindível a implementação de programas e estratégias que garantam um ambiente seguro da criança. Objetivo: Capacitar os educadores escolares para a apropriada gestão da diabetes tipo 1, em contexto escolar. Método: O projeto de intervenção teve por base a metodologia do planeamento em saúde, garantindo uma gestão adequada em todo o processo de planeamento, e ainda articulado com o referencial teórico de Enfermagem da Promoção da Saúde de Nola Pender. Procedeu-se a aplicação de um instrumento de recolha de dados aos educadores de criança com diabetes tipo1 antes e após as sessões de educação para a saúde. Foi também realizada uma revisão integrativa da literatura, o que permitiu incorporar e aplicar os novos conhecimentos obtidos, reforçando e suportando, assim, a intervenção numa prática baseada na evidência e utilizando bases de dados como uma ferramenta de procura de conhecimento rápida e fidedigna. Resultados: Verificou-se défice de conhecimento na gestão da diabetes: controle de sintomas, alimentação e regime terapêutico. A intervenção comunitária obteve resultados positivos, aumentando o nível de conhecimentos sobre diabetes, dos educadores escolares. Conclusão: Educar para a saúde é implementar atividades de aprendizagem, promover e desenvolver habilidades, consciencializando as pessoas para fazer escolhas informadas sobre os seus comportamentos de saúde e mudança de atitudes, de forma voluntaria. A educação para saúde é uma estratégia de intervenção eficaz no empoderamento e capacitação das pessoas, grupos ou comunidades. O caminho é longo, muito há ainda por fazer. A mudança tem de acontecer a nível do poder político, com reforço económico e de recursos humanos, ao nível das escolas, e com a devida regulamentação da formação da diabetes.pt_PT
dc.identifier.tid203469100pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9305
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCapacitaçãopt_PT
dc.subjectProfissionais de educaçãopt_PT
dc.subjectDiabetes Mellitus tipo 1pt_PT
dc.titleCAPACITAÇÃO DOS EDUCADORES ESCOLARES RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS COM DIABETES TIPO 1pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Públicapt_PT

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