Publication
A prática reflexiva e a investigação no ensino: o ciclo interativo e a partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionais
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.advisor | Pinto, Hélia Gonçalves | |
dc.contributor.advisor | Duarte, Nicole Gaspar | |
dc.contributor.author | Carlos, Neuza Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2025-03-10T16:53:43Z | |
dc.date.available | 2025-03-10T16:53:43Z | |
dc.date.issued | 2024-12-18 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este tem como principal objetivo dar a conhecer o percurso realizado ao longo de dois anos em Prática Pedagógica estando organizado em duas partes. A primeira parte corresponde à dimensão reflexiva e apresenta os contextos onde foram realizadas as práticas pedagógicas. É ainda apresentada a minha experiência ao longo do ciclo interativo de observação, planificação, intervenção, reflexão e avaliação e uma síntese final. A segunda parte corresponde à dimensão investigativa onde apresente um estudo realizado com objetivo de perceber o contributo da resolução de uma sequência de tarefas de partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionais em contexto de ensino exploratório numa turma do 5.º ano de escolaridade. Para a realização do estudo adotou-se o paradigma interpretativo com abordagem qualitativa. Os resultados revelam que numa fase inicial os alunos recorrem à representação icónica e a estratégias informais. No entanto essas estratégias acabam por dar lugar à representação simbólica e a estratégias mais formais. Assim, embora existam limitações, a sequência de tarefas e o contexto de partilha equitativa parecem promover um processo de aprendizagem significativo. | por |
dc.identifier.tid | 203909500 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/12684 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Ciclo interativo | |
dc.subject | Ensino exploratório | |
dc.subject | Números racionais | |
dc.subject | Partilha equitativa | |
dc.title | A prática reflexiva e a investigação no ensino: o ciclo interativo e a partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionais | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico |