Repository logo
 
Publication

A prática reflexiva e a investigação no ensino: o ciclo interativo e a partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.advisorDuarte, Nicole Gaspar
dc.contributor.authorCarlos, Neuza Carvalho
dc.date.accessioned2025-03-10T16:53:43Z
dc.date.available2025-03-10T16:53:43Z
dc.date.issued2024-12-18
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este tem como principal objetivo dar a conhecer o percurso realizado ao longo de dois anos em Prática Pedagógica estando organizado em duas partes. A primeira parte corresponde à dimensão reflexiva e apresenta os contextos onde foram realizadas as práticas pedagógicas. É ainda apresentada a minha experiência ao longo do ciclo interativo de observação, planificação, intervenção, reflexão e avaliação e uma síntese final. A segunda parte corresponde à dimensão investigativa onde apresente um estudo realizado com objetivo de perceber o contributo da resolução de uma sequência de tarefas de partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionais em contexto de ensino exploratório numa turma do 5.º ano de escolaridade. Para a realização do estudo adotou-se o paradigma interpretativo com abordagem qualitativa. Os resultados revelam que numa fase inicial os alunos recorrem à representação icónica e a estratégias informais. No entanto essas estratégias acabam por dar lugar à representação simbólica e a estratégias mais formais. Assim, embora existam limitações, a sequência de tarefas e o contexto de partilha equitativa parecem promover um processo de aprendizagem significativo.por
dc.identifier.tid203909500
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/12684
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectCiclo interativo
dc.subjectEnsino exploratório
dc.subjectNúmeros racionais
dc.subjectPartilha equitativa
dc.titleA prática reflexiva e a investigação no ensino: o ciclo interativo e a partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionais
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE_Doc final_Neuza Carlos.pdf
Size:
2.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: