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Atitudes dos enfermeiros e alunos de enfermagem, relativamente à importância da família no processo de cuidar

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorFrade, João Manuel Graça
dc.contributor.authorCaria, Dora Garcia Pinheiro Leitão
dc.date.accessioned2022-08-17T08:56:23Z
dc.date.available2022-08-17T08:56:23Z
dc.date.issued2022-07-01
dc.description.abstractA Enfermagem de família emerge como um fenómeno distinto quer para a prática de enfermagem generalista quer para a prática avançada. Os fundamentos teóricos assentam no pensamento sistémico e interacional. Defende-se uma abordagem sistémica e relação colaborativa de suporte, no cuidado à família para garantir cuidados competentes e de excelência nas intervenções de enfermagem, que acontecem reciprocamente em contexto de intersubjetividade e complexidade. A família representa para a pessoa doente uma poderosa fonte de suporte, é inerente ao processo de cuidar e encontra-se intrinsecamente envolvida no processo saúde/doença. Por isso é de suma importância a preocupação e o comprometimento de que a família seja integrada nos cuidados de saúde garantindo a promoção de saúde familiar. A evidência da lacuna entre o teórico e o prático ao nível da enfermagem levou ao estudo sobre conhecer as atitudes dos enfermeiros e alunos relativamente à importância da família no processo de cuidar, sobre a abordagem sistémica do cuidado à família, no desempenho profissional. Trata-se de um estudo de natureza quantitativo, descritivo, analítico e correlacional, realizado a uma amostra de 7 enfermeiros que exercem a sua prática numa Unidade de Saúde familiar e a um grupo de 22 alunos a frequentar a licenciatura em enfermagem. Como instrumento de colheita de dados foi utilizado o questionário de caraterização sociodemográfica e a escala IFCE-AE (A Importância das Famílias nos Cuidados de Enfermagem - Atitudes dos Enfermeiros), validada para a população portuguesa por Oliveira et al., 2009. Nos dados obtidos, em relação às variáveis sociodemográficas e profissionais que caracterizam a amostra, apenas foi possível verificar associação entre as atitudes dos enfermeiros e alunos, relativamente à importância da família no processo de cuidar, nas variáveis género e título profissional. Compreendeu-se que a família é uma unidade complexa, com necessidades e impacte no estado de saúde. Com evidência, podemos concluir que nas transições do ciclo vital, as famílias, carecem da abordagem holística dos enfermeiros de família. A enfermagem de família detém essas competências para cuidar das famílias enquanto sistema, assumindo uma posição de centralidade, sendo a formação essencial para dotar os enfermeiros de conhecimento, ferramentas e eficiência nessa otimização dos cuidados.pt_PT
dc.identifier.tid203053966pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7550
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectEnfermeiros de Famíliapt_PT
dc.subjectAtitudes dos Enfermeirospt_PT
dc.subjectSaúde familiar e enfermagempt_PT
dc.titleAtitudes dos enfermeiros e alunos de enfermagem, relativamente à importância da família no processo de cuidarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem Comunitária, na área de Enfermagem de Saúde Familiarpt_PT

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