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A presente investigação abordou a relação dos estilos de liderança “determinado”, “aberto” e “equilibrado”, e da implantação de processos coaching, com os resultados económicos dos últimos quatro anos das concessões de automóvel Lizdrive e LPM, nas quais se observou a aplicação de conceitos de marketing interno nos processos de gestão. Os objetivos principais deste trabalho são: verificar a relação entre o tipo de liderança e os resultados económicos das empresas participantes (O1); testar a relação entre a implantação de processos coaching e os resultados económicos das empresas participantes (O2); e contribuir para a literatura da área de marketing interno, principalmente no sector automóvel (O3). Já as hipóteses abordaram: a relação direta entre atitudes de determinação e os resultados económicos nas empresas participantes (H1); a relação direta entre atitudes de abertura e os resultados económicos nas empresas participantes (H2); e a relação direta entre a implantação de processos coaching e os resultados económicos nas empresas participantes (H3). Para isso, usou-se de um inquérito por questionário no levantamento de informações a cerca dos tipos de liderança em destaque e da implantação de processos coaching na gestão feita por administradores executivos, diretores gerais, diretores financeiros, responsáveis de após-venda, responsáveis do sector de peças, e responsáveis de vendas, os quais totalizaram 12 participantes. Após entrevistas, os dados recolhidos foram tratados estatisticamente em SPSS para análise da confirmação das hipóteses e do cumprimento dos objetivos principais. Observou-se que na Lizdrive houve correlação direta (Spearman 0.584) do estilo de gestão aberto com os resultados económicos. Quanto à implantação de processos coaching, houve correlação direta com os resultados económicos (Spearman 0.500 e 0.481), resultado já esperado. Conclui-se também que a dimensão da amostra foi insuficiente para se obter resultados mais fiáveis. Ao fim da investigação, foi possível confirmar parcialmente a hipótese H2, totalmente a hipótese H3, e cumprir os objetivos O2 e O3.
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Liderança Marketing Interno Resultados económicos Sector automóvel