Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
102.02 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
É prática comum, regiões geográficas e territoriais procurarem
apresentar, comunicar e enaltecer a sua cultura, a sua história,
as suas tradições, a sua população e os seus hábitos. Têm
com isso o intuito de promover o seu futuro e contribuir para a
formação do reconhecimento e valorização da sua identidade.
A presente investigação surgiu pela minha ligação e proximidade
com a região da Gândara e após a constatação de que
essa região, uma sub-região portuguesa que engloba os concelhos
da Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Cantanhede, Mira
e Vagos, apresenta carências que a impedem de transmitir um
melhor entendimento, apresentação e divulgação na contemporaneidade,
além de requerer uma comunicação que a valorize
e que represente os seus genuínos elementos identitários,
materiais e imateriais. Isto é, não integra uma identidade comunicacional
e visual que contribua para o seu reconhecimento
territorial e cultural.
Neste sentido, perante a natureza do projeto, pretende-se
refletir sobre o papel do designer gráfico ao encontro de uma
experiência sensorial pelo território gandarês. O método que
se utilizou para o processo de investigação, permitiu a recolha
e análise de conteúdos pertinentes e peculiares da região
que contribuiu para a experimentação e criação de elementos
gráficos distintivos que possam sustentar o caminho para
a construção de uma próspera identidade visual da Gândara,
evidenciando a envolvência tanto do ponto de vista pessoal e
sensorial, como o criativo, figurativo e gráfico da mestranda na
sua exploração sobre a região.
Contudo, com esta dissertação, pretende-se ainda compreender
de que forma as regiões se exteriorizam e trabalham a
sua aparência na atualidade, para uma maior divulgação e promoção
da autenticidade das mesmas e na sua capacidade de
se revelarem mais próximas e afetivas com o público.
Description
Keywords
Marca-Região Identidade Experiência imersiva Designer participativo Comunicação promotora