Publication
As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fortunato, Maria Albertina Carvalho | pt_PT |
dc.contributor.author | Cordeiro, Ana Filipa Rosário | |
dc.date.accessioned | 2017-06-21T13:34:13Z | |
dc.date.available | 2017-06-21T13:34:13Z | |
dc.date.issued | 2017-06-19 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada pertencente ao Mestrado de Educação Pré-Escolar. Este dividi-se em três partes: a primeira parte relaciona-se com as vivências ocorridas em contexto de creche, a segunda está direcionada para os momentos vivenciados em contexto de Jardim de Infância e a terceira parte é referente ao meu percurso no Jardim de Infância de rede pública A primeira parte divide-se em dois tópicos. Primeiramente, apresento a caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças vivenciado na Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, na sala dos Rouxinóis. Posteriormente, apresento uma dimensão reflexiva onde evidencio as dificuldades sentidas, as aprendizagens realizadas e as experiências que para mim foram as mais significativas na creche. A segunda parte é composta por quatro tópicos. Incialmente, apresento uma caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças vivenciado na Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, na sala Pré-2. Apresento também uma reflexão onde dou a conhecer alguns dos momentos mais significativos experienciados em contexto de Jardim de Infância. Apresento ainda o projeto “À descoberta dos bichos- da- seda”, tendo por base a metodologia de trabalho de projeto. Por último, apresento um ensaio investigativo realizado com quatro crianças de cinco anos com a finalidade de conhecer as competências socias evidenciadas pelas crianças, durante a exploração de jogos tradicionais. Os resultados evidenciam competências de cooperação, de competetitividade, de (in) cumprimento pelas regras do jogo e de comunicação entre pares. A terceira parte é dividida em três tópicos. Primeiro apresento uma breve caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças, vivenciado no Jardim de Infância de Marrazes, na sala B. De seguida, apresento uma dimensão reflexiva onde reflito sobre o meu percurso enquanto estagiária em contexto de Jardim de Infância de rede pública. Por fim, dou a conhecer o trabalho de projeto intitulado “Pequenos Músicos”. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201707144 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2615 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Jardim de Infância | pt_PT |
dc.subject | Jogos educativos | pt_PT |
dc.subject | Música | pt_PT |
dc.title | As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Prática de Ensino Supervisionada- Ana Cordeiro.pdf
- Size:
- 1.66 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: