Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort: Melhoria das operações através dos recursos existentes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Anabela Clemente Elias
dc.contributor.authorMarques, Adriana Filipa Pereira
dc.date.accessioned2016-08-31T12:54:54Z
dc.date.available2016-08-31T12:54:54Z
dc.date.issued2014-10-21
dc.description.abstractDurante o período de estágio curricular, no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira, que decorreu de 1 de Novembro de 2013 a 31 de Julho de 2014, nos departamentos de Direção de F&B, At Your Service e Relações Públicas e Eventos do Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, verificou-se que, em algumas e diferentes situações, não existia uma gestão eficaz entre os recursos existentes e a própria operação. O objetivo do presente trabalho pretende mostrar como, muitas vezes, através dos próprios recursos se consegue melhorar a operação e, consequentemente, os resultados. Efetuou-se uma análise de observação à operação e, ao mesmo tempo, interagiu-se diretamente com os recursos humanos, no intuito de se detetarem falhas que se consigam evitar através dos próprios recursos, ou seja, sem custos para a empresa. Na Direção de F&B pôs-se em prática um dos standards exigidos pela cadeia Marriott, o Art of Host. Este standard será abordado ao longo do presente trabalho, contudo, a sua principal vantagem é, sem dúvida, a melhoria da comunicação entre equipas e a partilha de ideias e conhecimentos. Ainda na área do F&B, mas já a nível de compras e fornecedores, também se realizaram estudos e análises que se revelaram importantes para uma melhor gestão da operação. No departamento de At Your Service, verificou-se uma falha no conhecimento da carta de room-service, por parte dos PBX Operators. Assim, realizou-se um taste panel para todos os colaboradores deste departamento e os resultados foram bastante positivos. Já na área das Relações Públicas e Eventos, projetou-se e criou-se um espaço que funciona como um Resort Information Office, ou seja, um ponto de informação do resort onde, ao mesmo tempo, se promovem eventos. Um projeto dinâmico e eficaz. As ações implementadas, no geral, demonstraram que, de facto, conseguem-se melhorias na operação, muitas vezes, através dos recursos existentes. Recomenda-se a adoção futura e contínua deste tipo de iniciativas e ações para que se obtenham resultados cada vez melhores.pt_PT
dc.identifier.tid201234424
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2126
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectdireção de F&Bpt_PT
dc.subjectAt Your Servicept_PT
dc.subjectrelações públicaspt_PT
dc.subjecteventospt_PT
dc.subjectoperaçõespt_PT
dc.subjectrecursospt_PT
dc.titleRelatório de estágio no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort: Melhoria das operações através dos recursos existentespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Direcção Hoteleirapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 13
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo II.pdf
Size:
47.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo III.pdf
Size:
92.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Apendice III.pdf
Size:
351.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Apêndice IX.pdf
Size:
596.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ApêndiceII.pdf
Size:
201.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: