Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves de
dc.contributor.advisorGamboa, Maria José Nascimento Silvapt_PT
dc.contributor.advisorMilhano, Sandrina Diniz Fernandes
dc.contributor.authorPereira, Cátia Alexandra de Oliveira
dc.date.accessioned2018-07-27T14:28:39Z
dc.date.available2018-07-27T14:28:39Z
dc.date.issued2018-06-25
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira, respeitante à dimensão reflexiva, consiste na apresentação do percurso realizado ao longo das diferentes práticas de ensino supervisionadas, nomeadamente em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com evidências críticas e fundamentadas das diversas situações vividas, das aprendizagens realizadas e das dificuldades que surgiram. As aprendizagens mais relevantes prendem-se com a importância da gestão do ambiente educativo, com o trabalho colaborativo, com as relações e interações com a comunidade educativa, com a escuta da criança e com a avaliação das aprendizagens. Na segunda parte é apresentada a dimensão de investigação deste relatório, realizado com um grupo de crianças de um Jardim de Infância pertencente à rede pública do Ministério da Educação, localizado no centro litoral do país. Esta investigação, de caráter qualitativo, desenvolveu-se em torno da identificação e compreensão das conceções das crianças em idade pré-escolar, dos quatro aos seis anos, sobre a escrita, antes e após a implementação de uma sequência de atividades que teve como objetivo o confronto das hipóteses concetuais das crianças com nova informação e a realização de novas descobertas. Os dados recolhidos evidenciaram que no início da investigação as crianças apresentavam diferentes conhecimentos sobre a escrita e que estas conceções foram progredindo ao longo do tempo.pt_PT
dc.identifier.tid201956640pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3372
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectLinguagempt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.title.alternativeas conceções de um grupo de crianças, em idade pré-escolar, sobre a escritapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final_Cátia Pereira.pdf
Size:
4.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: