Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de | |
dc.contributor.advisor | Gamboa, Maria José Nascimento Silva | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Milhano, Sandrina Diniz Fernandes | |
dc.contributor.author | Pereira, Cátia Alexandra de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2018-07-27T14:28:39Z | |
dc.date.available | 2018-07-27T14:28:39Z | |
dc.date.issued | 2018-06-25 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira, respeitante à dimensão reflexiva, consiste na apresentação do percurso realizado ao longo das diferentes práticas de ensino supervisionadas, nomeadamente em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com evidências críticas e fundamentadas das diversas situações vividas, das aprendizagens realizadas e das dificuldades que surgiram. As aprendizagens mais relevantes prendem-se com a importância da gestão do ambiente educativo, com o trabalho colaborativo, com as relações e interações com a comunidade educativa, com a escuta da criança e com a avaliação das aprendizagens. Na segunda parte é apresentada a dimensão de investigação deste relatório, realizado com um grupo de crianças de um Jardim de Infância pertencente à rede pública do Ministério da Educação, localizado no centro litoral do país. Esta investigação, de caráter qualitativo, desenvolveu-se em torno da identificação e compreensão das conceções das crianças em idade pré-escolar, dos quatro aos seis anos, sobre a escrita, antes e após a implementação de uma sequência de atividades que teve como objetivo o confronto das hipóteses concetuais das crianças com nova informação e a realização de novas descobertas. Os dados recolhidos evidenciaram que no início da investigação as crianças apresentavam diferentes conhecimentos sobre a escrita e que estas conceções foram progredindo ao longo do tempo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201956640 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3372 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Linguagem | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.title.alternative | as conceções de um grupo de crianças, em idade pré-escolar, sobre a escrita | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |