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Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas: a mobilização de práticas do Pensamento Computacional por alunos do 5.º ano em tarefas de Regularidades em sequências
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Ana Margarida Fernandes | |
dc.contributor.advisor | Reis, Susana Alexandre dos | |
dc.contributor.advisor | Tavares, Dina dos Santos | |
dc.contributor.author | Vieira, Beatriz Almeida | |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T12:06:16Z | |
dc.date.available | 2024-12-18T12:06:16Z | |
dc.date.issued | 2024-11-20 | |
dc.description.abstract | O presente relatório evidencia uma experiência de ensino vivenciada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e tem como principal objetivo referenciar e refletir todo o processo de aprendizagem dos envolvidos. Desta forma, encontra-se dividido em duas partes, a primeira parte destina-se à dimensão reflexiva e a segunda parte diz respeito à dimensão investigativa. No que concerne à dimensão reflexiva, esta encontra-se subdividida em duas categorias, isto é, 1.º CEB e 2.º CEB. Dentro de cada uma são apresentados, de forma fundamentada, os principais referentes de aprendizagem, dificuldades sentidas e experiências vivenciadas, tendo por base as orientações pedagógicas implementadas. Ainda neste capítulo surge a caraterização de cada contexto educativo experienciado e do respetivo grupo de alunos. Em relação à dimensão investigativa, apresenta-se um estudo realizado numa turma do 5.º ano de escolaridade no contexto de Prática Pedagógica no 2.º CEB. Este estudo assenta num paradigma qualitativo e tem como principal objetivo identificar as práticas do Pensamento Computacional mobilizadas pelos alunos na realização de uma sequência de tarefas sobre Regularidades em sequências, assentes no ensino exploratório. Para a recolha de dados foi realizada uma sequência didática composta por quatro tarefas, bem como foram tidos em consideração momentos de diálogo e discussão resultantes do modelo de ensino selecionado. Assim, as técnicas de recolha de dados e os seus instrumentos incidiram na observação direta e na análise documental das produções dos alunos. Os resultados obtidos revelam que os alunos mobilizam algumas das práticas do Pensamento Computacional, sobretudo a abstração, a decomposição e o reconhecimento de padrões nas suas produções e que a utilização das mesmas tem um impacto positivo no processo de aprendizagem dos alunos. Por outro lado, a investigação mostrou que os alunos evidenciam dificuldades na mobilização, autónoma, da prática de depuração. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203768019 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10318 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Regularidades em sequências | pt_PT |
dc.subject | Pensamento Computacional | pt_PT |
dc.subject | Ensino Exploratório | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas: a mobilização de práticas do Pensamento Computacional por alunos do 5.º ano em tarefas de Regularidades em sequências | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |