Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas: a mobilização de práticas do Pensamento Computacional por alunos do 5.º ano em tarefas de Regularidades em sequências

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Ana Margarida Fernandes
dc.contributor.advisorReis, Susana Alexandre dos
dc.contributor.advisorTavares, Dina dos Santos
dc.contributor.authorVieira, Beatriz Almeida
dc.date.accessioned2024-12-18T12:06:16Z
dc.date.available2024-12-18T12:06:16Z
dc.date.issued2024-11-20
dc.description.abstractO presente relatório evidencia uma experiência de ensino vivenciada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e tem como principal objetivo referenciar e refletir todo o processo de aprendizagem dos envolvidos. Desta forma, encontra-se dividido em duas partes, a primeira parte destina-se à dimensão reflexiva e a segunda parte diz respeito à dimensão investigativa. No que concerne à dimensão reflexiva, esta encontra-se subdividida em duas categorias, isto é, 1.º CEB e 2.º CEB. Dentro de cada uma são apresentados, de forma fundamentada, os principais referentes de aprendizagem, dificuldades sentidas e experiências vivenciadas, tendo por base as orientações pedagógicas implementadas. Ainda neste capítulo surge a caraterização de cada contexto educativo experienciado e do respetivo grupo de alunos. Em relação à dimensão investigativa, apresenta-se um estudo realizado numa turma do 5.º ano de escolaridade no contexto de Prática Pedagógica no 2.º CEB. Este estudo assenta num paradigma qualitativo e tem como principal objetivo identificar as práticas do Pensamento Computacional mobilizadas pelos alunos na realização de uma sequência de tarefas sobre Regularidades em sequências, assentes no ensino exploratório. Para a recolha de dados foi realizada uma sequência didática composta por quatro tarefas, bem como foram tidos em consideração momentos de diálogo e discussão resultantes do modelo de ensino selecionado. Assim, as técnicas de recolha de dados e os seus instrumentos incidiram na observação direta e na análise documental das produções dos alunos. Os resultados obtidos revelam que os alunos mobilizam algumas das práticas do Pensamento Computacional, sobretudo a abstração, a decomposição e o reconhecimento de padrões nas suas produções e que a utilização das mesmas tem um impacto positivo no processo de aprendizagem dos alunos. Por outro lado, a investigação mostrou que os alunos evidenciam dificuldades na mobilização, autónoma, da prática de depuração.pt_PT
dc.identifier.tid203768019pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10318
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRegularidades em sequênciaspt_PT
dc.subjectPensamento Computacionalpt_PT
dc.subjectEnsino Exploratóriopt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleRefletindo sobre as Práticas Pedagógicas: a mobilização de práticas do Pensamento Computacional por alunos do 5.º ano em tarefas de Regularidades em sequênciaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório PES_Beatriz Vieira.pdf
Size:
5.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: