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Authors
Abstract(s)
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório tem como objetivo refletir sobre as diferentes experiências vividas ao longo das três Práticas Pedagógicas – Creche; Jardim de Infância I e II – e apresentar um estudo investigativo realizado em contexto de Creche, sobre as Interações através dos Materiais não Estruturados. A Prática Pedagógica desenvolvida em contexto de Creche permitiume refletir sobre o Espaço e os Materiais, a Observação, a Rotina, o Papel do Educador e o Brincar e as Interações. O estudo investigativo de carácter qualitativo relativo às Interações através dos Materiais não Estruturados, visou identificar e analisar as interações que quatro crianças estabeleceram com materiais não estruturados bem como refletir sobre a importância e o contributo dos materiais não estruturados no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A recolha de dados ocorreu através da observação, da captação de registos videográficos e das notas de campo em seis sessões. Os resultados obtidos demonstram que as crianças privilegiaram o olhar durante as explorações, sendo estas acompanhadas pelas interações Criança – Criança, Criança – Adulto e Criança – Objeto. A Prática Pedagógica desenvolvida em contexto Jardim de Infância I permitiu-me refletir sobre a importância de Observar, Escutar e Valorizar a voz e sobre as Dificuldades e Aprendizagens do percurso.
Por fim, a Prática Pedagógica realizada em contexto Jardim de Infância II, permitiu-me refletir sobre alguns pontos como a Relação Instituição – Família – Comunidade, a Importância do Brincar, Documentar com o grupo e a Heterogeneidade Etária.
Description
Keywords
Aprendizagem Creche Materiais não Estruturados Interações