Repository logo
 
Publication

O processo comunicativo no ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual no ensino superior

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Olga Maria Assunção Pinto dos
dc.contributor.advisorFreire, Carla Sofia Costa
dc.contributor.authorRamos, Simone Pacheco
dc.date.accessioned2024-05-06T13:08:21Z
dc.date.available2024-05-06T13:08:21Z
dc.date.issued2024-03-11
dc.description.abstractO presente estudo, visa conhecer o processo comunicativo no ensino e aprendizagem de cinco docentes de uma instituição do Ensino Superior em Portugal quando confrontados com estudantes com deficiência visual. Assim, tem como objetivos: identificar dificuldades e facilitadores encontrados pelos docentes no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual; conhecer as estratégias metodológicas adotadas; e analisar em que medida essas estratégias promoveram a participação dos estudantes com deficiência visual em sala de aula. Para o presente estudo de caso, adotamos uma metodologia qualitativa de tipo descritivo simples, onde utilizamos entrevistas semiestruturadas com os participantes. Como resultado das entrevistas realizadas, observou-se que os docentes que não possuem formação especializada na área da educação de pessoas com necessidades específicas, expressaram o desejo de aprofundar seus conhecimentos no assunto; os conhecimentos que adquiriram nesta área foram através de formações oferecidas pela própria Instituição em que trabalham. Já os docentes com formação neste domínio, informaram que sentem a necessidade de aprofundamento do conhecimento em alguma área específica relativa à pessoa com deficiência. Observou-se ainda, que as estratégias utilizadas pelos docentes em sala de aula para os estudantes com deficiência visual são muito parecidas entre si e que sempre contam com a colaboração destes estudantes no sentido do que pode ser melhor para o seu aprendizado. Quando questionados sobre o impacto das dificuldades encontradas no ensino aos estudantes com deficiência visual em suas práticas pedagógicas, os docentes foram unânimes ao afirmarem que estas serviram para repensarem as suas práticas pedagógicas em sala de aula.pt_PT
dc.identifier.tid203594797pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9642
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Aprendizagempt_PT
dc.subjectComunicação Acessívelpt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectDeficiência visualpt_PT
dc.titleO processo comunicativo no ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual no ensino superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Acessivelpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
final_revista_dissertacaco_simone_após correções formais.pdf
Size:
624.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: