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O impacto dos influenciadores digitais no processo de tomada de decisão de compra

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCrespo, Cátia Claudemira Cordeiro Fernandes
dc.contributor.authorFrias, Joana Mélissa Lopes
dc.date.accessioned2023-12-21T13:51:43Z
dc.date.available2023-12-21T13:51:43Z
dc.date.issued2023-10-27
dc.description.abstractEsta dissertação aborda o papel significativo que os influenciadores digitais têm no processo de tomada de decisão de compra. Para alcançar esse objetivo, a dissertação analisa diversos fatores que afetam a relação entre os consumidores e os influenciadores digitais, fornecendo uma visão abrangente das dinâmicas envolvidas nesse contexto. De forma a compreender e determinar melhor o impacto exercido pelos influenciadores digitais nos seus seguidores, no presente estudo é investigado o efeito da opinion leadership dos influenciadores, do seu número de seguidores e do fear of missing out, na electronic word-of-mouth, e a intenção de compra. A recolha de dados da presente investigação foi feita com base num questionário que obteve 251 respostas. Os resultados demonstram que os influenciadores digitais exercem um impacto significativo no processo de tomada de decisão de compra dos seus seguidores, sobretudo devido ao efeito das variáveis fear of missing out e opinion leadership. Adicionalmente, a variável electronic word-of-mouth evidencia também um grande impacto na intenção de compra. Por último, o efeito do variável número de seguidores nas variáveis fear of missing out e opinion leadership não foi estatisticamente suportado. No entanto, poderá ser um efeito que poderá continuar a ser alvo de investigação em estudos futuros.pt_PT
dc.identifier.tid203439570pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9118
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_PT
dc.subjectLíderes de opiniãopt_PT
dc.subjectFear of missing outpt_PT
dc.subjectElectronic word-of-mouthpt_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.titleO impacto dos influenciadores digitais no processo de tomada de decisão de comprapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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