Repository logo
 
Publication

Refletindo e investigando sobre a eficácia da Sequência Didática orientada para a apropriação do género apresentação oral com alunos do 5.º ano do 2.º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorJorge, Noémia de Oliveira
dc.contributor.authorCarreira, Inês Pestana
dc.date.accessioned2024-02-23T15:31:24Z
dc.date.available2024-02-23T15:31:24Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.description.abstractA realização do presente relatório surgiu no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada (PP), inerente ao plano curricular do Mestrado do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizada nos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. O relatório organiza-se em duas dimensões, a primeira, de natureza reflexiva e a segunda, de natureza investigativa. Assim, na primeira parte do relatório, intitulada Dimensão Reflexiva, são relatadas, reflexiva e criticamente, as principais experiências pedagógico-didáticas desenvolvidas / implementadas em contexto de Prática Pedagógica, bem como as aprendizagens adquiridas ao longo dos diversos ciclos pedagógicos. A segunda parte do relatório denomina-se Dimensão Investigativa, nela sendo apresentada uma experiência didática centrada no domínio da oralidade. Trata-se de um trabalho investigativo em que a oralidade (nomeadamente, o oral formal) é encarada não apenas como objeto explícito de ensino-aprendizagem em contexto educativo, mas também como objeto de estudo, na área da Didática da Oralidade. Assim, com base num paradigma de investigação essencialmente qualitativo, foi desenvolvida uma investigação sobre a própria prática (Ponte, 2008) que visou observar e compreender de que forma, a implementação de uma Sequência Didática (Dolz et al., 2004) orientada para a apropriação do género de texto apresentação oral (tendo em conta as suas dimensões verbal e não verbal), pode, ou não, ser eficaz numa turma do 5.º ano de escolaridade.pt_PT
dc.identifier.tid203537173pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9482
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDimensão não verbalpt_PT
dc.subjectOral formalpt_PT
dc.subjectDimensão verbalpt_PT
dc.subjectOralidadept_PT
dc.subjectGénero de texto apresentação oralpt_PT
dc.subjectSequência Didáticapt_PT
dc.titleRefletindo e investigando sobre a eficácia da Sequência Didática orientada para a apropriação do género apresentação oral com alunos do 5.º ano do 2.º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensinopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ines Carreira (1200691)- Relatorio da Pratica de Ensino Supervisionada após correções formais.pdf
Size:
4.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: