Publication
Refletindo e investigando sobre a eficácia da Sequência Didática orientada para a apropriação do género apresentação oral com alunos do 5.º ano do 2.º CEB
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Jorge, Noémia de Oliveira | |
dc.contributor.author | Carreira, Inês Pestana | |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T15:31:24Z | |
dc.date.available | 2024-02-23T15:31:24Z | |
dc.date.issued | 2023-12-15 | |
dc.description.abstract | A realização do presente relatório surgiu no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada (PP), inerente ao plano curricular do Mestrado do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizada nos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. O relatório organiza-se em duas dimensões, a primeira, de natureza reflexiva e a segunda, de natureza investigativa. Assim, na primeira parte do relatório, intitulada Dimensão Reflexiva, são relatadas, reflexiva e criticamente, as principais experiências pedagógico-didáticas desenvolvidas / implementadas em contexto de Prática Pedagógica, bem como as aprendizagens adquiridas ao longo dos diversos ciclos pedagógicos. A segunda parte do relatório denomina-se Dimensão Investigativa, nela sendo apresentada uma experiência didática centrada no domínio da oralidade. Trata-se de um trabalho investigativo em que a oralidade (nomeadamente, o oral formal) é encarada não apenas como objeto explícito de ensino-aprendizagem em contexto educativo, mas também como objeto de estudo, na área da Didática da Oralidade. Assim, com base num paradigma de investigação essencialmente qualitativo, foi desenvolvida uma investigação sobre a própria prática (Ponte, 2008) que visou observar e compreender de que forma, a implementação de uma Sequência Didática (Dolz et al., 2004) orientada para a apropriação do género de texto apresentação oral (tendo em conta as suas dimensões verbal e não verbal), pode, ou não, ser eficaz numa turma do 5.º ano de escolaridade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203537173 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9482 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Dimensão não verbal | pt_PT |
dc.subject | Oral formal | pt_PT |
dc.subject | Dimensão verbal | pt_PT |
dc.subject | Oralidade | pt_PT |
dc.subject | Género de texto apresentação oral | pt_PT |
dc.subject | Sequência Didática | pt_PT |
dc.title | Refletindo e investigando sobre a eficácia da Sequência Didática orientada para a apropriação do género apresentação oral com alunos do 5.º ano do 2.º CEB | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Ines Carreira (1200691)- Relatorio da Pratica de Ensino Supervisionada após correções formais.pdf
- Size:
- 4.1 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: