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EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E A VOZ DA CRIANÇA NO BRINCAR E NO BRINCAR NA NATUREZA

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLuís, Joana Alexandra Soares de Freitas
dc.contributor.advisorCorreia, Sónia Cristina Lopes
dc.contributor.advisorLeal, Rita Alexandra Bettencourt
dc.contributor.authorVieira, Sara Cristina Soares
dc.date.accessioned2024-11-20T15:06:15Z
dc.date.available2024-11-20T15:06:15Z
dc.date.issued2024-10-10
dc.description.abstractO presente relatório introduz-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar, no âmbito das Unidades Curriculares (UC) de Práticas Pedagógicas de Ensino Supervisionadas, do Instituto Politécnico de Leiria, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS). Este relatório divide-se em duas partes. A primeira subdivide-se em 3 capítulos. No primeiro, apresentarei as minhas vivências e aprendizagens em contexto de Creche, enfatizando a construção de relações, de princípios profissionais, as dificuldades e objetivos a alcançar. No segundo, apresentarei as experiências e aprendizagens em contexto de Jardim de Infância I, principalmente a função do educador. No terceiro, apresentarei a minhas vivências em JI II, numa instituição pública, focando a minha atenção na diferenciação pedagógica, no ciclo interativo, no respeito pela criança e no trabalho de projeto. Na segunda parte, apresentarei um estudo sobre a perspetiva de um grupo de crianças e de uma Educadora de Jardim de Infância sobre o Brincar e o Brincar na Natureza. Os objetivos do estudo são: i) Ampliar conhecimentos sobre o brincar e sobre o brincar na natureza; ii) Compreender os benefícios do brincar em momentos de exploração autónoma; iii) Compreender como é que as crianças e a educadora do Jardim de Infância percecionam o brincar e o brincar na natureza; iv) Compreender como é que as crianças do grupo do Jardim de Infância brincam em diferentes tempos e espaços do quotidiano educativo; v) Compreender como é que a educadora do Jardim de Infância promove tempos e espaços para brincar. O estudo aqui retratado baseia-se nas perspetivas de vários intervenientes sobre o brincar e o brincar na natureza, o que requer uma análise detalhada das perspetivas das crianças e da educadora para compreender melhor este fenómeno. Neste sentido, esta investigação segue um paradigma qualitativo. Teve como participantes sete crianças e a educadora do Jardim de Infância de uma instituição pública localizada em Leiria. Ao nível da recolha de dados, foram agendados momentos de observação às crianças, bem como realizada uma entrevista ao grupo de crianças e à educadora. A análise dos dados recolhidos demonstra um brincar na Natureza a acontecer tanto em situações de grupo, como individualmente. As vivências do brincar ao ar livre trouxeram consigo o contacto com elementos naturais e uma maior liberdade para que emergissem espontaneamente descobertas e fosse visível um brincar natural e espontâneo deveras característico da Infância.pt_PT
dc.identifier.tid203734726pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10250
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.subjectNaturezapt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.titleEXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E A VOZ DA CRIANÇA NO BRINCAR E NO BRINCAR NA NATUREZApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

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