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Impacto da Reputação Corporativa na Volatilidade das Ações

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Magali Pedro
dc.contributor.advisorFebra, Lígia Catarina Marques
dc.contributor.authorCardoso, Rute Ferreira
dc.date.accessioned2024-12-17T14:52:30Z
dc.date.available2024-12-17T14:52:30Z
dc.date.issued2024-11-08
dc.description.abstractA volatilidade das ações tem um papel crucial nos mercados financeiros, funcionando como um indicador da incerteza dos investidores relativamente à rendibilidade dos seus investimentos (Bhowmik & Wang, 2020; Dai et al., 2020; Vuong et al., 2024). A volatilidade pode ser subdividida entre risco sistemático – associado a fatores de mercado e risco não sistemático – resultante de fatores específicos das organizações, do setor onde as organizações se inserem, de um conjunto de organizações, mas não a totalidade do mercado, e que pode ser eliminado pelos investidores através de uma diversificação adequada da sua carteira de investimentos (Brahmana et al., 2022; Delgado-García et al., 2013; Höge-Junge & Eckert, 2024; Markowitz, 1952; Ruefli et al., 1999). De entre os determinantes específicos da volatilidade, a reputação corporativa pode afetar a perceção dos investidores face às organizações. Nesse sentido, o presente estudo visa por um lado analisar o impacto direto da reputação corporativa na volatilidade das ações e por outro verificar se esta atua como uma variável moderadora no impacto dos fatores de mercado na volatilidade das ações. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado uma amostra com dados em painel, composta por 316 empresas, sediadas em 19 países, para o período compreendido entre 2011 e 2023. A volatilidade das ações foi estimada através do desvio padrão das rendibilidades semanais, enquanto a reputação corporativa foi medida por meio de uma variável dummy que identifica as empresas listadas no ranking Global Reptrak e um grupo de empresas cotadas que não pertencem a este ranking. As variáveis dimensão, endividamento, book-to-market, rendibilidade dos ativos, estabilidade política, taxa de inflação e desemprego, crescimento do produto interno bruto (PIB) per capita e capitalização de mercado foram incluídas no modelo. As hipóteses de investigação foram estimadas através do modelo de efeitos fixos. Os resultados sugerem que a reputação corporativa não tem um impacto direto, estatisticamente significativo, na volatilidade das ações. No entanto, apresenta um efeito moderador de alguns dos fatores de mercado, uma vez que reduz o impacto do PIB na volatilidade das ações e intensifica o impacto da capitalização de mercado na flutuação do preço das ações.pt_PT
dc.identifier.tid203760565pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10313
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectReputação corporativapt_PT
dc.subjectVolatilidade das açõespt_PT
dc.subjectFatores de mercadopt_PT
dc.subjectRisco totalpt_PT
dc.titleImpacto da Reputação Corporativa na Volatilidade das Açõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Finanças Empresariaispt_PT

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