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Fichas Práticas de Anatomia e Fisiologia I - Osteologia e artrologia

dc.contributor.authorFrade, João Manuel Graça
dc.contributor.authorSilva, Pedro
dc.date.accessioned2021-11-25T16:19:00Z
dc.date.available2021-11-25T16:19:00Z
dc.date.issued2021-11-24
dc.description.abstractEste manual é elaborado no âmbito da unidade curricular de anatomia e fisiologia I para as turmas de Licenciatura de Enfermagem da Escola superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria no sentido de apoiar o estudo nos conteúdos lecionados em aulas teóricas e teórico-práticas. O seu principal objetivo é sistematizar conhecimentos para melhor compreensão e apreensão dos conteúdos de anatomia e fisiologia I. O caderno é composto por questões teóricas e exercícios práticos a que o estudante deverá saber responder no final dos conteúdos lecionados no sentido de dar cumprimento aos objetivos da Unidade Curricular. Recomenda-se que o aluno procure responder autonomamente às questões e exercícios, consultando os tópicos de resposta neste manual apenas após terminar essa tarefa, por forma a comparar e perceber se a sua sistematização foi completa e adequada. As respostas neste manual não pretendem ser exaustivas nem devem ser pensadas como substituindo um manual de anatomia e fisiologia – cumprem apenas uma função de orientação para a comparação das respostas dadas pelo próprio aluno. Para uma sistematização com sucesso, algumas regularidades podem ser adotadas na organização da resposta, para ajudar a lembrar de todos os aspetos relevantes. Por exemplo, numa pergunta em que se pede para descrever a um órgão ou estrutura, é útil ter uma “checklist” mental de detalhes a mencionar: a sua localização nos 3 planos balizada por referências (é uma estrutura medial, ou lateral? Superior ou inferior a uma referência? Anterior, ou posterior?), a sua paridade, de que forma de pode classificar (por exemplo, no caso de um osso, é plano, longo, curto ou irregular?), as suas relações com órgãos adjacentes ou próximos, etc. De notar que embora seja útil ter uma organização mental dos vários tópicos com que se pode descrever o órgão, frequentemente não se inclui tudo isso na resposta, pois será apenas necessário responder ao que é perguntado – saber como organizar e selecionar apenas a informação relevante de entre a totalidade do conhecimento adquirido é também uma forma de demonstrar boa compreensão.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6367
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.subjectOsteologiapt_PT
dc.subjectArtrologiapt_PT
dc.titleFichas Práticas de Anatomia e Fisiologia I - Osteologia e artrologiapt_PT
dc.typelearning object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage17pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
person.familyNameFrade
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-idC91E-69C4-8734
person.identifier.orcid0000-0002-4947-1052
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typepedagogicalPublicationpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb73045c9-3871-4883-9dc5-e5693d2861b3
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