Repository logo
 
Publication

Planeamento e otimização num serviço de gestão após-venda

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Hélder Manuel Ferreira dos
dc.contributor.advisorTeixeira, Rui
dc.contributor.authorMargarido, Rafael Pimpão
dc.date.accessioned2020-02-04T14:20:54Z
dc.date.available2020-02-04T14:20:54Z
dc.date.issued2019-11-08
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Engenharia Automóvel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Leiria. O estágio decorreu entre os dias 17 de setembro de 2018 e 7 de junho de 2019, no serviço após-venda da Mercedes-Benz Retail (MBR). Os desafios no setor após-venda automóvel levam à necessidade de procurar estratégias sustentadas na melhoria dos serviços e na eliminação de desperdícios, por forma a garantir um adequado planeamento e uma gestão mais eficiente. As atividades desempenhadas no decorrer do estágio incidiram principalmente na aplicação de metodologias associadas ao pensamento Lean de modo a otimizar o serviço após-venda da MBR. As atividades desempenhadas consistiram na identificação de problemas, proposta de melhorias e avaliação da eficácia da implementação das mesmas. Assim, foi possível requalificar a ferramentaria, criar ferramentas de apoio à gestão e reduzir o tempo entre etapas no processo de intervenção no veículo. Adicionalmente, foram desempenhadas outras tarefas que consistiram no acompanhamento e participação nos processos de auditoria interna e externa, gestão de resíduos, entre outras. As atividades desempenhadas contribuíram para a correção de um conjunto de procedimentos, melhoria de indicadores de desempenho, bem como para a otimização do serviço após-venda da MBR a vários níveis. Em suma, o trabalho realizado foi de encontro aos objetivos traçados e proporcionou uma experiência profissional enriquecedora e gratificante.pt_PT
dc.identifier.tid202412326pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4622
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectApós-vendapt_PT
dc.subjectPensamento Leanpt_PT
dc.subjectEliminação de desperdíciopt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectMelhoria contínuapt_PT
dc.subjectOtimizaçãopt_PT
dc.titlePlaneamento e otimização num serviço de gestão após-vendapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Automóvelpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio - Rafael Margarido.pdf
Size:
5.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: